Publicado em 29/04/2026
Foto: Juan Diaz
Por Redação
Durante agenda em Rio Branco nesta terça-feira (29), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou que lideranças políticas do Acre estariam deixando de reconhecer investimentos realizados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado.
Ele também criticou o que classificou como apropriação indevida de obras federais.
A declaração foi feita durante o evento Governo do Brasil na Rua, realizado no Centro da Juventude, no bairro Cidade Nova, que reuniu diversos serviços públicos gratuitos voltados à população.
Segundo o ministro, o governo federal tem promovido obras e programas relevantes no Acre, mas sem o devido reconhecimento por parte da gestão estadual e municipal. “É extremamente importante porque o governo do presidente Lula está trazendo uma série de obras e benefícios para o Acre.
Mas, lamentavelmente, a gente não viu parceria do governo do Estado e da Prefeitura sequer para reconhecer essas ações”, afirmou.
Ao justificar as críticas, Boulos citou a retomada das obras da BR-364, além da ampliação de iniciativas nas áreas da saúde e habitação.
Ele destacou que trechos da rodovia estavam abandonados e foram retomados na atual gestão federal. Na saúde, mencionou a expansão do programa Mais Médicos, com a contratação de novos profissionais, e o envio de mais de 20 ambulâncias do Samu para o estado.
O ministro também ressaltou investimentos no programa habitacional, afirmando que cerca de 2.500 moradias foram contratadas por meio do Minha Casa Minha Vida no Acre.
Em tom mais enfático, Boulos criticou gestores locais por, segundo ele, tentarem assumir o protagonismo de ações financiadas pela União. “A pior coisa que existe é ver governante eleito pelo povo fazendo caridade com chapéu alheio.
O presidente Lula traz os recursos, e outros tentam puxar para si algo que foi feito pelo governo federal”, declarou.
De acordo com o ministro, a visita ao estado também teve como objetivo ampliar o diálogo com a população e dar visibilidade aos investimentos federais em andamento. “Nossa presença aqui, além de trazer a Feira da Cidadania, é para dialogar com os acreanos sobre tudo aquilo que o governo federal tem feito pelo estado”, concluiu.

