31.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 29 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ministro de Lula, Guilherme Boulos critica ausência de autoridades locais em agenda no Acre

Publicado em 29/04/2026

Foto: Rede Social

Por Redação

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, dedicou parte de sua coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira (29), em Rio Branco, a críticas ao cenário político local e à ausência de representantes do governo estadual e da prefeitura na abertura do programa Governo do Brasil na Rua.

Sem mencionar nomes, o ministro afirmou que houve convite institucional às autoridades, mas destacou que nem o governo do Acre nem a gestão municipal compareceram ao lançamento da Feira da Cidadania, realizada no Centro da Juventude.

“Cada um faz sua escolha. Tem quem faça política para atender o povo e quem prefira a politicagem partidária. Quem está aqui não está por partido, mas pela importância desses programas para a população”, declarou.

Boulos ressaltou ainda que a ausência deve ser explicada pelos próprios gestores à população. “O prefeito e a governadora foram convidados institucionalmente. Se não vieram, cabe a eles explicar à população do Acre”, afirmou.

Durante a coletiva, o ministro também criticou o que considera falta de reconhecimento às ações do governo federal no estado. Segundo ele, há tentativas de minimizar ou não dar visibilidade a investimentos realizados pela União, liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“As pessoas podem ter críticas ao presidente, isso faz parte da democracia. O que não pode é deixar de reconhecer. A pior coisa é governante eleito fazer caridade com chapéu alheio”, disse.

Na sequência, Boulos afirmou que diversas obras e programas executados no Acre têm origem federal e acusou gestores locais de se apropriarem politicamente dessas ações. “É o governo federal que traz os recursos e executa as ações. Muitas vezes, o que se vê é a tentativa de ocultar isso”, declarou.

O ministro também associou a ausência de autoridades locais a uma falta de parceria institucional. Para ele, essa postura pode prejudicar a população. “Quando não há cooperação com o governo federal, quem perde é a população, que deixa de ter acesso a mais investimentos e serviços”, afirmou.

Ao abordar a importância da articulação política em Brasília, Boulos destacou o peso do Acre no Senado e defendeu a necessidade de representantes com capacidade de diálogo. Durante a agenda, ele elogiou o ex-governador e pré-candidato ao Senado, Jorge Viana, que esteve presente no evento.

“O Acre tem uma representação relevante no Senado, mas essa força depende da capacidade de diálogo de seus representantes. É preciso ter quem abra portas e construa soluções”, disse.

Questionado sobre a relação entre a presença de ministros no estado e o calendário político, Boulos negou qualquer motivação eleitoral e afirmou que a atuação do governo federal no Acre é contínua. “O compromisso do presidente Lula com o Acre é permanente, independentemente de períodos eleitorais”, destacou.

A coletiva marcou o início da agenda do ministro na capital acreana, que inclui reuniões institucionais, assinatura de protocolos e participação em debates ao longo do dia. A visita ocorre em meio à intensificação de agendas federais no estado e a debates políticos sobre a execução e o reconhecimento de políticas públicas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Chuvas superam 70 mm, elevam nível dos rios e devem continuar durante a noite em Rio Branco

Kevin Souza

Governo do Acre anuncia pagamento de fevereiro; confira as datas

Jamile Romano

Governo do Acre institui comissão organizadora para sediar reunião anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores

Jamile Romano

Escola Sesc abre processo seletivo com vagas para ano letivo de 2025 em Rio Branco

Jamile Romano

Procon realiza atividades educativas e fiscalizatórias na 1ª Expo Fronteira, em Assis Brasil

Redacao

Fundhacre participa de integração ensino-serviço para futuros médicos com palestras sobre normas e rotinas do complexo hospitalar

Raimundo Souza