Publicado em 13/06/2026
Do UOL, em São Paulo
Uma jovem de 21 anos morreu hoje durante uma atividade de rope jump em Limeira, no
interior de São Paulo. Ela teria sido lançada de uma plataforma sem estar presa ao
equipamento de segurança.
O que aconteceu
Vítima caiu de altura por volta de 40 metros. O Corpo de Bombeiros foi acionado e
constatou a morte da jovem no local, na trilha da Ponte do Esqueleto, segundo a SSP
(Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo. O caso está sendo registrado pela
Polícia Civil.
Testemunhas apontam falha no procedimento de segurança. Funcionários
responsáveis pela atividade teriam esquecido de conectar a corda antes do salto, de
acordo com relatos registrados pela Polícia Militar.
Imagens mostram a reação logo após a queda. Um vídeo compartilhado nas redes sociais registra o momento em que a jovem é levada até a plataforma e lançada. Poucos segundos depois, pessoas que acompanhavam a atividade começam a gritar alertando para a ausência da corda de segurança.
Três pessoas estão detidas. Seis pessoas que estavam no local foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos, e três permaneceram detidas, segundo informações da PM.
Empresas ligadas ao salto aparecem nas gravações. Os funcionários que surgem no vídeo usam camisetas identificadas com os nomes Entre Cordas e Ih Voei. O UOL tentou contato com as duas empresas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Rope jump utiliza técnica diferente do salto de bungee jump. No bungee jump, a pessoa salta presa a uma corda elástica, que se estica durante a queda e reduz gradualmente a velocidade antes de impulsionar o praticante para cima. Já no rope jump, a corda utilizada é estática ou tem baixa elasticidade, fazendo com que o salto seja como um balanço pendular após a queda livre inicial.

