32.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo do Acre decreta situação de emergência devido às cheias dos rios

Atualizada em 11/03/2025 11:38

O governo do Acre decretou, nesta segunda-feira, 10, situação de emergência em razão do aumento do nível dos rios Acre, Juruá, Purus e Envira, que ultrapassaram as cotas de transbordamento. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e tem validade de 180 dias.

De acordo com o decreto, os municípios mais afetados receberão apoio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDC) para minimizar os impactos das enchentes. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) acompanhará as condições hidrometeorológicas em tempo real, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) prestará suporte às famílias atingidas e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) atuará em resposta aos desastres relacionados à emergência sociais e ambientais.

O governador Gladson Cameli destacou a necessidade de ações rápidas para garantir a segurança da população.

“Estamos mobilizando toda a estrutura do Estado para atender as pessoas afetadas por essa situação. Nossa prioridade é proteger vidas e minimizar os danos causados pelas chuvas. Vamos atuar em conjunto com os municípios e o governo federal para garantir assistência imediata e eficaz”, afirmou o governador.

Além das ações emergenciais, o decreto autoriza medidas administrativas urgentes para a instalação de abrigos, fornecimento de insumos e mobilização de recursos para o enfrentamento da crise.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Rodrigo Aiache, candidato reeleição à presidência da OAB/AC, realiza um adesivaço no Canal da Maternidade

Raimundo Souza

Governo avança na obra do Complexo Viário com início das intervenções no trecho do antigo prédio da Segov

Raimundo Souza

Em apoio à população vítima das enchentes, governo relança campanha de arrecadação Juntos pelo Acre

Jamile Romano

Acre deve ganhar mais de 110 unidades habitacionais pelo Minha Casa, Minha Vida em cidades com até 50 mil habitantes

Jamile Romano

Equipe técnica conhece potencial produtivo do feijão, de baixo carbono, na Reserva Extrativista Chico Mendes

Raimundo Souza

Prefeito em exercício Alysson Bestene sanciona LOA 2025 com crescimento de 11,21% na receita municipal

Jamile Romano