23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Defensoria Pública e Ieptec lançam projeto “Cuida, maninha!” com cursos profissionalizantes para mulheres em vulnerabilidade

Publicado em 05/08/2025

Com o objetivo de oferecer novas oportunidades e fortalecer a autonomia feminina, será lançado nesta quinta-feira, 7 de agosto, o projeto “Cuida, maninha! Teu recomeço é agora”, uma iniciativa da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Projeto será lançado nesta quinta-feira, 7 de agosto, no auditório da Sede da Defensoria.

A ação é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão por meio de cursos profissionalizantes que possibilitem um novo começo e maior independência financeira. Entre as formações disponíveis estão: horticultora orgânica, confeiteira, costureira de máquina reta e overloque, cuidadora infantil, masseira, maquiadora e camareira em meios de hospedagem.

A parceria entre a Defensoria Pública e o Ieptec tem como objetivo viabilizar a oferta de cursos profissionalizantes por meio da intermediação do público assistido pela instituição. Para garantir melhores condições de permanência durante a formação, cada participante receberá uma assistência estudantil como forma de apoio financeiro ao longo do curso.

O projeto é desenvolvido por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Diversidade Sexual e Gênero (Nudem) da DPE/AC e integra a programação da Operação Shamar 2025, uma ação nacional das Defensorias Públicas Estaduais, articulada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

A Operação Shamar, tradicionalmente realizada em agosto em alusão à Lei Maria da Penha, visa o combate à violência contra a mulher em razão do gênero, com articulação entre órgãos do sistema de justiça, segurança pública e frentes educativas, protetivas e repressivas. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no âmbito do projeto VIPS – Vulneráveis Institucionalmente Protegidos e Seguros.

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em nota, prefeito Tião Bocalom presta solidariedade à família do ex-deputado Flaviano Melo; “Era um acreano que amava e se dedicava a sua terra e à sua gente”

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco inicia exercício financeiro de 2025 com foco na austeridade

Marcio Nunes

Para preservar cultura e segurança alimentar, primeiro restaurante de comida Huni Kuin é inaugurado no Acre

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco intensifica recuperação de ramais após período chuvoso

Raimundo Souza

Mais de 75% dos bebês receberam a vacina BCG em seis meses no Acre

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli deseja a todos os acreanos um feliz ano novo 2025

Raimundo Souza