Com o objetivo de oferecer novas oportunidades e fortalecer a autonomia feminina, será lançado nesta quinta-feira, 7 de agosto, o projeto “Cuida, maninha! Teu recomeço é agora”, uma iniciativa da Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).
Projeto será lançado nesta quinta-feira, 7 de agosto, no auditório da Sede da Defensoria.
A ação é voltada para mulheres em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão por meio de cursos profissionalizantes que possibilitem um novo começo e maior independência financeira. Entre as formações disponíveis estão: horticultora orgânica, confeiteira, costureira de máquina reta e overloque, cuidadora infantil, masseira, maquiadora e camareira em meios de hospedagem.
A parceria entre a Defensoria Pública e o Ieptec tem como objetivo viabilizar a oferta de cursos profissionalizantes por meio da intermediação do público assistido pela instituição. Para garantir melhores condições de permanência durante a formação, cada participante receberá uma assistência estudantil como forma de apoio financeiro ao longo do curso.
O projeto é desenvolvido por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Diversidade Sexual e Gênero (Nudem) da DPE/AC e integra a programação da Operação Shamar 2025, uma ação nacional das Defensorias Públicas Estaduais, articulada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
A Operação Shamar, tradicionalmente realizada em agosto em alusão à Lei Maria da Penha, visa o combate à violência contra a mulher em razão do gênero, com articulação entre órgãos do sistema de justiça, segurança pública e frentes educativas, protetivas e repressivas. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no âmbito do projeto VIPS – Vulneráveis Institucionalmente Protegidos e Seguros.
[Assessoria]

