Publicado em 16/04/2026
Foto: Gleison Lus/Fundhacre
O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realizou na última quarta-feira, 15, uma capacitação para profissionais da saúde voltada ao diagnóstico da leishmaniose. O treinamento, focado na técnica de biologia molecular, marca um avanço significativo para a rede pública de saúde do Estado ao introduzir métodos mais modernos e ágeis na identificação da doença.
A atividade ocorreu em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que enviou especialistas para instruir as equipes locais. A iniciativa visa qualificar o atendimento, reduzindo o tempo de espera entre a coleta e o início do tratamento.
Para Sayonara Reis, representante do Laboratório de Epidemiologia Genética da Fiocruz de Rondônia, a ação é vital devido às características da região. “Viemos realizar um treinamento com os profissionais da linha de frente que atendem pacientes com suspeita de leishmaniose. Na região amazônica, há uma grande demanda por diagnóstico, e é fundamental torná-lo mais ágil, preciso e conclusivo, permitindo que o paciente inicie o tratamento o quanto antes”, explicou.
A especialista também destacou a qualificação dos profissionais que compõem a equipe de instrutores.“Por meio dessa parceria, contamos com a participação de dois biomédicos e um biólogo, que estão capacitando tanto as equipes da Fundhacre quanto os microscopistas, fortalecendo a qualidade do atendimento na rede” ressaltou.
O treinamento foi dividido em frentes específicas para atender diferentes necessidades clínicas. Enquanto o exame direto (microscopia) continua sendo o padrão para a maioria dos casos, a biologia molecular surge como uma ferramenta essencial para situações incomuns.
O biomédico da Fundhacre, Gabriel Manasfi, destacou que a nova metodologia será um diferencial para pacientes com quadros clínicos desafiadores. “Em casos mais específicos, com lesões fora do padrão, é possível realizar o diagnóstico por biologia molecular. Com essa parceria, a Fiocruz oferecerá dois tipos de treinamento, um voltado aos microscopistas, focado no exame direto, e outro para a aplicação da biologia molecular em situações mais complexas”, detalhou.
Com essa nova rotina de coleta e análise, o governo do Acre quer fortalecer a Fundhacre como referência em diagnósticos mais complexos, garantindo à população acesso a exames modernos no combate às doenças endêmicas.
[Agência de Notícia do Acre]

