24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Procon em Números divulga relatório de serviços dos primeiros meses do ano

Compreendendo os serviços realizados pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) em todas as regionais do estado, o programa Procon em Números visa compartilhar com a população o registro das ações desenvolvidas pela autarquia de janeiro a julho de 2024.

O Procon atua em todo o estado, por meio das divisões regionais do Alto e Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Vale do Juruá, dando encaminhamento às ações finalísticas de atendimento, fiscalização e orientação, educação para o consumo, audiências e atendimento aos superendividados.

A divulgação dos dados tem como objetivo acompanhar as metas estabelecidas anualmente e no Plano Plurianual Acre (PPA) e divulgar aos consumidores os serviços oferecidos pela instituição.

Por meio da fiscalização, o Procon atua orientando fornecedores e consumidores, com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de vistoriar estabelecimentos comerciais, no intuito de garantir que a legislação seja obedecida.

O atendimento do órgão é realizado nas unidades da Organização em Centros de Atendimento (OCA) da capital e do interior, das 7h às 13h30, em dias de semana, também via Disque-Denúncia, 156, e pelo telefone 3223-7000, além da plataforma Consumidor.gov.br e das redes sociais oficiais disponíveis à população.

Por meio de palestras e atividades educativas em escolas e demais instituições, atividades promovidas pelo Núcleo de Educação para o Consumo do Procon, busca-se informar e conscientizar os consumidores sobre seus direitos e deveres, com objetivo de prevenir possíveis problemas nas relações de consumo.

Já as audiências de conciliação são marcadas conforme a necessidade e têm como objetivo pacificar os conflitos consumeristas na esfera administrativa, desafogando o Judiciário na busca da formalização de um acordo entre as partes envolvidas, sempre que possível, tornando o procedimento jurisdicional mais célere e econômico e contribuindo para o aprimoramento das relações de consumo e do exercício da cidadania.

O Núcleo de Superendividamento, criado em 2022 para atender os cidadãos que se enquadram na Lei n° 14.871/2021, Lei do Superendividamento, os consumidores têm a possibilidade de renegociar suas dívidas junto aos credores, sem comprometimento do mínimo existencial, além de receber atendimento psicológico voltado especialmente a esse público, primando pela prevenção e tratamento do superendividamento.

De janeiro a julho de 2024, o Instituto realizou mais de 1.300 fiscalizações; 10.550 atendimentos normais; 97 atendimentos a consumidores considerados superendividados, sendo 24 com atendimento psicológico; 225 ações de educação para o consumo e 584 audiências, resultando no total geral de 12.814 serviços prestados à população do estado.

A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, ressalta o compromisso da gestão com a missão de proteger e defender os direitos dos consumidores brasileiros que atuam no Acre.

“O nosso desafio e a nossa maior missão é atender aos anseios do consumidor, que é a pessoa mais importante do nosso trabalho, buscando promover um serviço público de qualidade, que previna práticas abusivas no mercado, eduque as partes envolvidas quanto aos seus direitos e deveres e incentive sempre a busca de mecanismos alternativos de solução de conflitos, resultando num comércio justo, transparente e harmonioso para a população”, afirma.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil e Gefron apreendem 19 tijolos de drogas em Reserva no Acre

Redacao

Acre cria Dia Estadual da Prematuridade e reforça ações para prevenir partos antecipados

Jamile Romano

Governo promove últimos ajustes na estrutura do Parque de Exposições antes da Expoacre

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco alerta população para golpe de alvará de funcionamento irregular

Marcio Nunes

MPAC empossa mais oito servidores efetivos

Jamile Romano

Homem que esfaqueou e matou jovem de 17 anos é preso em flagrante

Jamile Romano