23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional chega ao Acre para atuar no combate às queimadas

Publicado em 19/09/2024

A partir desta quinta-feira, 19, o Acre receberá o apoio de 10 operadores da Força Nacional especializados em combate a incêndios florestais. Os profissionais serão deslocados para o município de Feijó, onde permanecerão por um período de 90 dias, com o objetivo de intensificar as ações de combate às queimadas que têm afetado a região.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, essa mobilização representa um passo significativo na luta contra as queimadas e na defesa do meio ambiente. “Isso reflete o compromisso do governo em enfrentar os desafios ambientais que afetam nosso estado”, disse.

Com esta ação, o Acre se torna um batalhão da Força Nacional, contando com um efetivo total de 25 operadores, que inclui tanto profissionais administrativos quanto operacionais. Essa medida é parte de uma estratégia mais ampla que abrange também os estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Roraima, visando o emprego da Força Nacional em ações de segurança pública e preservação ambiental.

Os operadores da Força Nacional não apenas atuarão no combate a incêndios florestais, mas também em atividades de polícia judiciária e perícia forense. Eles prestarão apoio às polícias Civil e Federal na investigação das causas dos incêndios, especialmente aqueles provocados por ação humana. Essa colaboração é crucial para preservar a ordem pública e garantir a proteção das pessoas e do patrimônio.

O diretor operacional da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp), coronel  Atahualpa Ribera, explicou que o planejamento e a coordenação das atividades da Força Nacional estarão sob a responsabilidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“A atuação dos operadores ocorrerá em parceria com os órgãos de segurança pública e defesa social, além de entidades responsáveis pela proteção do meio ambiente”, concluiu o diretor.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Marfisa Galvão é confirmada como pré-candidata a vice-prefeita de Marcus Alexandre

Marcio Nunes

Urap Roney Meireles estará fechada para atendimento ao público, neste sábado

Raimundo Souza

Petecão anuncia pagamento de mais obras de infraestrutura urbana em Rodrigues Alves no valor de R$ 1 milhão

Jamile Romano

Acre permanece em alerta máximo diante da previsão de chuvas intensas

Kevin Souza

Governo avalia andamento das ações do Programa Progestão Acre

Redacao

Sesacre leva prevenção do câncer de mama a profissionais da beleza em workshop em Rio Branco

Marcio Nunes