28.4 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Política

Executiva nacional do PT afirma que eleição de Maduro foi ‘democrática e soberana’

Atualizada em 30/07/2024 09:35

A executiva nacional do PT afirmou em nota divulgada na noite desta segunda-feira (29) que o processo eleitoral que elegeu Nicolás Maduro no domingo foi uma “jornada pacífica, democrática e soberana”.

O PT cumprimentou o povo venezuelano pela eleição e declarou ter certeza que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), que apontou a vitória de Maduro, “dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela”.

Na nota, a executiva nacional disse ainda que é importante que Maduro continue o diálogo com a oposição para superar os problemas da Venezuela e opina que eles são causados, em grande parte, por “sanções ilegais”.

“O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”, completa o comunicado.

A nota foi compartilhada por Gleisi Hoffmann, presidente nacional do partido, nas redes sociais.

O governo Lula (PT), que tem laços históricos com o chavismo, defendeu que o CNE divulgue as informações das mesas de votação. Em uma nota, o Itamaraty não parabenizou Maduro e pediu a publicação de “dados desagregados por mesa de votação”.

Também na noite de segunda, o Itamaraty publicou um alerta aos brasileiros que vivem ou estão na Venezuela para que evitem aglomerações e se informem pelas mídias sociais da embaixada sobre as condições de segurança do local onde estão.

Nas últimas horas, protestos contra a vitória do ditador Nicolás Maduro foram registrados no país.

Veja a nota completa do PT

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Executiva Nacional do PT

 

[Folha Uol]

Artigos Relacionados

Janones debocha de atentado a Trump; Nikolas anuncia medidas

Raimundo Souza

Barroso diz que cena de cavalo no telhado foi “emblemática”

Raimundo Souza

Marina Silva culpa Bolsonaro por desastre climático no RS

Raimundo Souza

Oposição fará pedido de impeachment de Moraes na segunda, diz Cleitinho Fonte: Agência Senado

Raimundo Souza

Com temor de deportação, pais compartilham a guarda dos filhos nos EUA: ‘Tenho de 20’, diz pastor

Raimundo Souza

Comissão aprova audiência pública solicitada por Eduardo Veloso para discutir remuneração de médicos e cirurgiões-dentistas

Marcio Nunes