Atualizada em 15/07/2024 08:45
Nesta segunda-feira,15, o nível do Rio Acre registrou uma nova diminuição, baixando 7 centímetros nas últimas 24 horas. Segundo a medição da Defesa Civil de Rio Branco, a régua amanheceu com 1,77 metros. No último domingo ,14, a Defesa Civil havia registrado um aumento no nível das águas, voltando para a marca de 1,84 metros.
De acordo com a Defesa Civil, a última vez que houve registro de chuvas foi no dia 7 de julho, há uma semana, quando foram registrados 58,6 mm de chuvas em 24 horas, entre às 6h de sábado e o mesmo horário no domingo.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom assinou no final de junho o decreto de emergência em razão do baixo nível do Rio Acre na capital acreana.
“Diante da situação de escassez hídrica, e frente a ações de mitigação de desastres já implantadas, mesmo assim sendo necessário mais ações emergenciais, necessário se faz a decretação de Situação de emergência, conforme parecer técnico e estudos feitos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, demonstrando a situação de anormalidade pela estiagem que se iniciou”, disse nota da Prefeitura.