25.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 29 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Força Nacional do SUS vacina mais de mil indígenas no Acre

Publicado em 15/07/2024

A campanha de imunização contra a influenza A em comunidades indígenas do Acre já vacinou 1.165 pessoas. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) atua na região desde 1º de julho, após o aumento de casos de casos de Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Doenças Diarreicas Agudas (DDA) em aldeias do município Assis Brasil.

A meta do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde do Acre é vacinar uma população indígena de cerca de 2 mil pessoas.

A equipe da Força Nacional — composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos — está concentrada nas aldeias do Rio Iaco, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus. Ao todo, foram registrados 337 casos de gripe e diarreia. Duas crianças morreram.


“A melhor forma de prevenção é a vacinação, por isso montamos uma campanha na região e começamos a imunizar todos que ali residem”, explica o coordenador da FN-SUS, Rodrigo Stabeli


Como reforço, o ministério enviou caixas térmicas e insumos para estruturar as ações de imunização no local. Além disso, um freezer foi encaminhado para a aldeia Jatobá e Extrema, para fortalecer a rede de frio local.

Segundo a secretaria, as notificações têm mostrado que crianças de 1 a 5 anos e idosos acima de 60 anos são desproporcionalmente afetados com as doenças.

Assis Brasil é um município acreano de mais de 7 mil habitantes. A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.

O Sistema de informação da Atenção à Saúde indígena (Siasi) registra que duas etnias — Jaminawa e Manchineri — residem na localidade, totalizando 2,1 mil indígenas, distribuídos em 32 aldeias.

Casos registrados:

  • Síndrome gripal: 259
  • Doenças diarreicas agudas (DDA): 69
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 9

[GOV.BR]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

RBTrans anuncia mudanças temporárias em trajetos de ônibus no Centro de Rio Branco

Deracre celebra 62 anos com mais de R$ 750 milhões em obras e leva experiência imersiva à Expoacre

Raimundo Souza

Governador vai a posse do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal e reforça parceria para segurança no Acre

Marcio Nunes

Seplan e Sead iniciam segunda turma do curso de elaboração de planos estratégicos setoriais

Redacao

Acre assina termo de cooperação para compartilhamento de tecnologia em operações policiais com Rondônia e Mato Grosso

Redacao

MPAC obtém decisão favorável e Justiça decreta prisão preventiva de estudante acusado de matar motoboy

Jamile Romano