28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

TSE derruba decisão que deixou Grass inelegível por oito anos

Publicado em 15/05/2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quarta-feira (14) derrubar a decisão que tornou inelegível Leandro Grass, candidato ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2022.

Por unanimidade, a maioria dos ministros aceitou recurso protocolado pela defesa do político, segundo colocado no pleito. Atualmente, Grass é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Em março deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF condenou Grass e Olgamir Amancia Ferreira, candidata à vice, à inelegibilidade por oito anos após concluir que o candidato realizou campanha negativa contra o governador Ibaneis Rocha no horário eleitoral gratuito e na internet.

Ao analisar o recurso, o TSE seguiu voto proferido pelo ministro André Ramos Tavares. Para o ministro, não é possível concluir pelas provas do processo que houve divulgação de desinformação contra a campanha de Ibaneis.

“Os elementos trazidos aos autos não são suficientes para afirmar a existência de veiculação de propaganda contendo notícias falsas sabidamente inverídicas ou gravemente descontextualizadas”, afirmou o ministro.

Durante o julgamento, o advogado Jonatas Moreth Mariano, representante da campanha de Grass, afirmou que a campanha fez colocações sobre o descumprimento de promessas de campanha no primeiro mandato de Ibaneis e não divulgou fatos sabidamente inverídicos.

“O que tentou a coligação recorrida foi calar a chapa oposicionista. Para a chapa recorrida não é admissível criticar a gestão, uma qualificação de um governo incompetente ou mentiroso”, afirmou a defesa.

 

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

COP-30 será oportunidade para fortalecer multilateralismo, diz Marina

Raimundo Souza

Alcolumbre e Motta rejeitam suspender recesso

Raimundo Souza

Governadores e líderes globais encerram a 15ª Reunião da GCF Task Force no Acre com anúncio de Nova Economia Florestal e leitura da histórica Carta do Acre

Marcio Nunes

Lula deu bronca em equipe após reunião com Paraguai sobre Itaipu

Jamile Romano

Senado retoma votações em sessão remota após obstrução do plenário

Kevin Souza

Jair Bolsonaro diz que vai leiloar joias e doar a Santa Casa

Raimundo Souza