22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Prefeito de Rio Branco abre XVII Fórum Internacional em Saúde e debate políticas ambientais

Publicado em 29/10/2025

A capital acreana é destaque na destinação correta de resíduos sólidos e nas ações de educação ambiental, com parceria visando ampliar políticas ambientais em todo o estado

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou na manhã desta terça-feira (28) da abertura do XVII Fórum Internacional em Saúde e do 9º Fórum em Saúde Coletiva. O evento está sendo realizado no auditório do anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) e reúne pesquisadores, acadêmicos, profissionais e autoridades ligadas ao meio ambiente.

O simpósio vai debater políticas de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Economia Circular e Alternativas Penais como medidas socioeducativas e ambientais na Amazônia Ocidental e será encerrado no dia 31 de outubro.

XVII FORUM DE SAUDE Val 26
“Alternativas já estão sendo amplamente discutidas para que, em breve, todo o estado do Acre possa realizar a destinação final e adequada de seus resíduos”, afirmou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O prefeito Tião Bocalom lamentou que a capital acreana seja, atualmente, o único município com políticas voltadas para o manejo adequado dos resíduos. No entanto, destacou que alternativas já estão sendo amplamente discutidas para que, em breve, todo o estado do Acre possa realizar a destinação final e adequada de seus resíduos.

“Dos 22 municípios, apenas Rio Branco consegue dar a destinação correta para os resíduos sólidos. Os outros 21 municípios não conseguem. E é por isso que estamos numa parceria com o governo do Estado, no sentido de preparar um plano para daqui a um ano e meio, dois anos, termos um plano definido. Enquanto isso, por meio do consórcio que criamos, da AMAC e do próprio governo do Estado, estamos procurando soluções para esses 21 municípios”, destacou o prefeito.

XVII FORUM DE SAUDE Val 21
“A Prefeitura vem implementando, ao longo dos anos, políticas alternativas que têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Creso. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O coordenador do Fórum, professor doutor Creso Machado, ressaltou que a Prefeitura de Rio Branco vem implementando, ao longo dos anos, políticas alternativas que têm contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população, especialmente no cuidado com o meio ambiente.

“Temos agora o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Eles estão implantando um consórcio intermunicipal de resíduos sólidos no Acre, considerando a importância de coletar, processar e dar destino adequado aos resíduos, sem prejudicar o meio ambiente, a fauna, a flora ou a comunidade”, enfatizou o pesquisador.

XVII FORUM DE SAUDE Val 8 e1761681380174
Precisamos iniciar essa educação ambiental, como bem diz o prefeito, começando nas nossas casas com a coleta seletiva”, destacou Guida. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A reitora da Universidade Federal do Acre, professora Guida Aquino, agradeceu a parceria com o Estado e destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Rio Branco quanto ao destino correto dos resíduos sólidos, bem como as ações de educação ambiental e conscientização da população sobre a preservação do meio ambiente.

“Estamos muito felizes com a participação do nosso querido prefeito, Tião Bocalom, que abriu este 17º Fórum Internacional em Saúde e 9º Fórum em Saúde Coletiva, onde será discutida a política nacional de resíduos sólidos. É um momento oportuno, ainda mais com a COP30 se aproximando. Precisamos iniciar essa educação ambiental, como bem diz o prefeito, começando nas nossas casas com a coleta seletiva, para melhorarmos a gestão dos resíduos e garantir saúde à população”, destacou a reitora.

Os debates do XVII Fórum Internacional em Saúde, realizados no Teatro Universitário da Ufac, seguem até a próxima sexta-feira, dia 31 de outubro.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Programa Opera Acre realiza 30 cirurgias ginecológicas em Plácido de Castro neste final de semana

Raimundo Souza

Acre ultrapassa 5 mil casos de dengue em 2025; Juruá concentra municípios com maior incidência

Jamile Romano

Programa de alfabetização do governo ensina e transforma vidas no bairro Cidade do Povo

Raimundo Souza

Com o apoio do governo, carreta do programa Agora Tem Especialistas realiza atendimentos em Rio Branco

Redacao

Governo homologa resultado final de candidatos aprovados em concurso da Sefaz

Jamile Romano

Sefaz investe em implementação de sistema online para declaração de ITCMD

Marcio Nunes