23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Deputados saem de acampamento no STF após decisão de Moraes

Publicado em 26/07/2025

Imagem: Reprodução do Instagram

Com informação do metropoles

Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), os deputados do PL Hélio Lopes (RJ) e Coronel Chrisóstomo (RO) que estavam acampados em frente à Corte deixaram o local na madrugada de sábado (26/7). Eles protestavam contra as medidas judiciais impostas por Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-SP).

Na sexta-feira (25/7), para contestar, Lopes colocou um esparadrapo na boca sustentando que a liberdade de expressão está ameaçada no País. O deputado publicou nas redes sociais uma carta aberta em que diz que o Brasil “não é mais uma democracia”.

“Não estou aqui para provocar. Estou aqui para demonstrar a minha indignação com essas covardias. Não estou incentivando ninguém a fazer o mesmo”, disse.

Ao deputado, se juntou Chrisóstomo. “Vim por que vim ver o meu amigo, o Negão [apelido usado por Lopes], acampando aqui na Praça e mostrando a sua indignação porque ele não pode falar tudo que ele quer falar como representante do povo brasileiro”, postou em sua conta no X (ex-Twitter).

No pedido, além da remoção de Lopes e Chrisóstomo, o ministro proibiu acesso e permanência dos deputados federais do PL Sóstenes Cavalcante (RJ), Cabo Gilberto Silva (PB) e Rodrigo da Zaeli (MT), assim como de quaisquer outros indivíduos que se encontrem em frente ao Supremo Tribunal Federal participando de possível prática criminosas.

Em complemento à decisão, Moraes vetou acampamento em um raio de 1 quilômetro da Praça dos Três Poderes, da Esplanada dos Ministérios e, “obviamente”, em frente aos quarteis das Forças Armadas.

Veja o vídeo no Instagram:

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Em sabatina no Senado, Gonet diz que não há criminalização da política

Redacao

Com a presença de Lula no Acre, Jorge Viana destaca investimentos e fala em momento de esperança para o estado

Kevin Souza

Estados Unidos atacam Venezuela e tiram Maduro do país, diz Trump

Raimundo Souza

Autorização para Petrobras perfurar na foz do Amazonas gera críticas de ambientalistas às vésperas da COP30

Raimundo Souza

‘Fim da obrigatoriedade da autoescola deve valer em 2025’, diz Renan Filho

Raimundo Souza

Deportações de brasileiros dos EUA cresceram depois de acordo de 2018

Jamile Romano