22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Policial

Serviço 181 fortalece combate à criminalidade com mais de 900 denúncias registradas no Acre

Publicado em 31/05/2025

Serviço 181 fortalece combate à criminalidade com mais de 900 denúncias registradas no Acre. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), registrou 999 denúncias no Acre pelo disque 181 no período de janeiro a maio deste ano. O serviço é um dos principais instrumentos usados no enfrentamento à violência e à criminalidade no estado. Funciona 24 horas por dia e está disponível para todas as operadoras telefônicas, garantindo o anonimato absoluto a quem denuncia.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre destaca que o número de atendimentos demonstra a confiança da população no sistema. “O crescimento de denúncias pelo 181 é resultado do trabalho das forças de segurança, mostrando que a população tem confiança na polícia e garantindo uma aproximação da comunidade com os serviços emergenciais”, afirmou.

A policial civil Miriam Mendes, responsável pelo 181, explica que o objetivo do canal de atendimento é incentivar a população a colaborar com os serviços de segurança. “O serviço 181 é um canal de denúncias anônimas da Segurança Pública que permite que qualquer pessoa faça denúncias de crimes ou atividades suspeitas sem que sua identidade seja registrada ou gravada. O objetivo é incentivar a população a colaborar com a justiça, fornecendo informações importantes para investigações”, disse.

Policial civil Miriam Mendes, responsável pelo 181. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

No primeiro contato com o denunciante é feito o registro da denúncia, a qual é encaminhada para análise e providências das forças de segurança, sem precisar revelar a identidade em nenhum momento, sendo o anonimato uma das principais garantias do serviço. Além dos registros do 181, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Acre, responsável por coordenar as operações de segurança e atendimento, também contabiliza milhares de ligações recebidas, ampliando o alcance das ações de combate à criminalidade em todo o estado.

O que pode ser denunciado por meio do Disque 181:

Violência contra crianças e adolescentes;
Violência contra mulheres;
Violência contra idosos;
Violência contra pessoas com deficiência;
Comércio ilegal ou tráfico de armas e munições;
Comércio de cerol ou linha chilena;
Assaltos, tráfico de drogas, arrombamentos, sequestros, atividades ilícitas, localização de foragidos e até mesmo desvio de conduta de agentes públicos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estudantes de Direito da Bolívia visitam Polícia Civil do Acre para entender atuação da Polícia Judiciária Brasileira

Jamile Romano

Iapen participa de encontro nacional sobre unidades prisionais

Marcio Nunes

Secretaria de Segurança promove semana de conscientização na Escola Belo Jardim

Raimundo Souza

PCAC salva homem condenado à morte pelo tribunal do crime e prende líder de facção em Rodrigues Alves

Jamile Romano

Operação Shamar prende homem acusado de agredir ex-companheira em Porto Acre

Kevin Souza

Polícia Civil do Acre participa de operação nacional contra ‘golpe das missões’ e prende três pessoas em Rio Branco

Jamile Romano