Atualizada em 02/05/2025 10:51
A capital acreana amanheceu encoberta por uma densa neblina nesta sexta-feira (2). O episódio foi registrado em todas as regiões da capital acreana desde as primeiras horas do dia. O nevoeiro diminui a visibilidade, por esse motivo é necessário tomar cuidado ao dirigir. (Confira recomendações mais abaixo)
Registros desta manhã mostram ruas, avenidas e prédios quase invisíveis por conta da névoa. A visibilidade chegou a ficar abaixo de 200 metros em alguns trechos da cidade, o que exigiu atenção redobrada de motoristas e pedestres.
A situação começou a se dissipar por volta das 8h30, com a elevação gradual da temperatura. Não houve registro de acidentes ou atrasos significativos no tráfego urbano por conta da neblina, mas o fenômeno gerou curiosidade e comentários entre os moradores.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para esta sexta era de sol com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima prevista é de 23°C e máxima de 31ºC. Por volta das 8h, a temperatura já marcava 28ºC.
A probabilidade de chuva é de 75% e a umidade relativa do ar marca 69%.
Neblina
O nevoeiro, mais popularmente conhecido como neblina, é uma condição que pode provocar redução da visibilidade em diversos locais, como nas estradas.
O fenômeno atmosférico é caracterizado pela umidade que se condensa perto do solo. São gotículas de água muito pequenas, que ficam em suspensão perto da superfície.
O nevoeiro se forma com o contato do ar quente e úmido com o solo, gerando vapor. O nevoeiro surge sempre no início da manhã e se dissipa quando o sol nasce.
Nevoeiro e névoa possuem uma diferença:
- Nevoeiro – quando a redução da visibilidade é menor ou igual a um quilômetro
- Névoa – quando a redução da visibilidade passa de um quilômetro
Cuidados ao dirigir
Como o nevoeiro diminui a visibilidade, é necessário tomar cuidado ao dirigir, principalmente em rodovias movimentadas. Alguns dos principais cuidados são:
- reduzir suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e manter distância do veículo à frente
- usar os faróis baixos
- evitar ao máximo parar o veículo no acostamento
- manter-se atento a sinais sonoros externos
[G1]