25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Projeto “Água Para Todos” recebe recursos para garantir acesso à água potável e reduzir desperdício em Rio Branco

O projeto “Água Para Todos”, da Prefeitura de Rio Branco, idealizado pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), que visa à distribuição de caixas d’água e boias, além de evitar o desperdício e disponibilizar água potável para a população de baixa renda, foi selecionado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) para receber um repasse de R$ 100 mil, distribuído pela Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco (Vepma).

Com o objetivo de conservar os recursos hídricos, que contribuem para a sustentabilidade ambiental e para a redução dos custos associados ao consumo excessivo de água na capital, o projeto, inicialmente, vai atender alguns bairros da Baixada da Sobral como, João Eduardo, Boa União e Ayrton Senna. Além de entender a realidade da população no difícil acesso à água potável, a falta de recursos para aquisição de caixas d’água e boias.

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, explica que a água é fundamental para o dia a dia do ser humano, sendo assim, precisa que seja armazenada no local adequado como a caixa d’água.

“Rio Branco hoje produz mais ou menos o dobro do que necessita para o dia a dia, mas não chega a todo canto por conta do desperdício. Então o projeto foi focado nisso, pois há residências que não dispõem de caixa d’água, que é o primeiro passo para armazenar a água. Nós procuramos algumas instituições e ficamos muito felizes por termos sido escolhidos pelo Tribunal de Justiça do Acre. A expectativa é que façamos mais projetos para conseguir mais recursos.”

Através das boias e caixa d’água será possível reduzir o desperdício de água nessa região que apresenta alto índice de gasto excessivo de água, segundo dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa). Essa ação promove não só o benefício dos dois itens, mas também regula residências trazendo avanços sociais.

Segundo a presidente do (TJAC), a desembargadora Regina Ferrari, a entrega do alvará de recursos destinados a projetos sociais, representa mais do que apenas uma simples transferência, pois simboliza a transformação de penalidades e oportunidades de mudanças sociais, trazendo cidadania.

“Que todos nós possamos materializar os princípios da justiça restaurativa e responsabilidade da justiça social na aplicação desses recursos, porque cada projeto contemplado representa uma ponte entre o sistema judiciário e as necessidades reais de nossa comunidade” finaliza.

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Restaurante Popular volta a funcionar nesta segunda, 9

Jamile Romano

Rio Branco conclui relatório da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente e avança no debate ambiental

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco define terrenos onde serão construídas unidades do Minha Casa Minha Vida

Jamile Romano

MPAC ajuíza ação para obrigar Prefeitura de Rio Branco a adotar medidas de proteção animal

Jamile Romano

URGENTE: Embarcação afunda após colidir com balsa na ponte do Caeté, uma pessoa está desaparecida

Marcio Nunes

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Marcio Nunes