23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado com festa no Hemoacre

Atualizada em 25/11/2024 16:18

Ao som de “é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, trecho da música Pais e Filhos, do Legião Urbana, o governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) celebrou com festa o Dia Nacional do Doador de Sangue, nesta segunda-feira, 25, em Rio Branco.

Com o tema descontraído “Cuida, Maninho. Vem doar sangue”, o evento reuniu doadores, servidores e convidados em uma celebração marcada por música ao vivo, brindes, bingo e um lanche diferenciado. O objetivo da ação foi valorizar os doadores que, com seus gestos de solidariedade, ajudam a salvar vidas diariamente.

Entre os presentes, o aposentado Roberto da Rocha, doador há 28 anos, emocionou-se ao falar sobre sua trajetória. “É uma gratificação imensa saber que, com um gesto tão simples, posso ter salvado tantas vidas. Sinto-me aliviado e feliz em fazer a minha parte”, disse.

A nova geração também marcou presença. Anna Costa, de apenas 16 anos, realizou sua primeira doação de sangue, acompanhada pelo pai. “Eu quis viver essa experiência e ajudar o próximo. É muito bom saber que posso fazer a diferença. Quero incentivar outros jovens a doarem também, porque a partir dos 16 anos, já é possível doar, desde que estejam acompanhados pelos pais”, declarou.

A secretária adjunta de Administração e Finanças da Sesacre, Andrea Pelatti, ressaltou a importância dos doadores de sangue para a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é uma festa para homenagear essas pessoas tão importantes para a saúde do estado, pois é por intermédio dos doadores que se mantêm os estoques para atender toda a população. A doação de sangue é prioridade”, enfatizou.

Hemoacre: referência no estado

O Hemoacre é o único banco de sangue do Acre que realiza os procedimentos de plasmaférese e plaquetaférese. Além de captar, armazenar e distribuir sangue para unidades de saúde de todo o estado, a unidade também atende pacientes com doenças hematológicas que afetam a produção de componentes do sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Educação promove formação sobre contratos públicos para servidores

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli prestigia penúltima noite da Expoacre com homenagens e apoio ao desenvolvimento sustentável

Raimundo Souza

Acre reduz em 13% o número de mortes violentas

Jamile Romano

Na COP28, Acre debate engajamento de mulheres na pauta de mudanças climáticas

Marcio Nunes

Governo avança nas obras do Complexo Viário da Avenida Ceará e anuncia data de conclusão das obras

Jamile Romano

Educação realiza montagem de laboratório de informática no Colégio Estadual Barão do Rio Branco

Raimundo Souza