27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
AcreGeral

Sisu 2024, único do ano, abrirá inscrições em 22 de janeiro; veja cronograma

Publicado em 29/12/2023 11:12

Em 2024, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá apenas uma edição — só em janeiro, sem o processo seletivo que usualmente ocorre no meio do ano.

Por meio dessa etapa única, os candidatos poderão usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 para concorrer, em universidades públicas, a cursos cujas aulas começarão tanto no primeiro quanto no segundo semestre (entenda mais abaixo).

Segundo o edital publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União, as inscrições ficarão abertas entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Tire suas dúvidas abaixo e veja o cronograma completo

➡️Poderei escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem da lista de classificação de candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.

➡️Quem está apto a participar? Alunos que tenham feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.

➡️Quantas opções de vaga cada um escolhe? Na inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de vaga, que podem ser alteradas quantas vezes ele quiser, entre 22 e 25 de janeiro. Valerão as que estiverem marcadas no sistema às 25h59 do dia 25. Uma dica é monitorar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada. Elas dão uma boa noção das chances de classificação em cada curso.

➡️As cotas continuarão valendo? Sim, mas com uma mudança.

  1. Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência.
  2. Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício.
    • Inscrições: de 22 a 25 de janeiro de 2024
    • Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
    • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
    • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
    • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidadeom isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo.

      Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.

      ➡️Qual o cronograma?

     

    Atenção: mesmo os candidatos que forem aprovados para o 2º semestre deverão seguir o calendário acima, ou seja, fazer a matrícula em fevereiro.

    [G1]

Artigos Relacionados

Dia Nacional das Apaes: momento de homenagear quem promove a melhoria da qualidade de vida das pessoas que merecem nosso cuidado e atenção especial, lembra Socorro Neri

Marcio Nunes

Com incentivo ao homem do campo, prefeitura fortalece o setor produtivo na capital

Jamile Romano

Governo do Estado sinaliza parceria com a Ufac para gestão da Fundação Hospitalar

Jamile Romano

Preparativos carnaval: Sorteio define comerciantes que irão vender alimentos e bebidas

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco apresenta a imprensa programação do carnaval 2024

Jamile Romano

Governo do Acre distribui autotestes de HIV para descentralizar serviços e aumentar autonomia da população

Jamile Romano