27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
AcreGeral

Em 2023, a comunicação pública do Acre realizou novos investimentos, aumento de alcance e premiação histórica

Publicado em 29/12/2023 05:12

O ano de 2023 se revelou como próspero para o governo do Acre e, como consequência disso, também para a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a qual se volta diariamente a tornar públicos e transparentes os feitos da gestão liderada pelo governador Gladson Cameli.

De acordo com Ferraz e Ferraz (2015), “a comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si. Consiste numa atividade essencial para a vida em sociedade, pois é desta forma que nos expressamos, emocionamos, transmitimos e recebemos informações”. E durante um mandato público, comunicar é uma ferramenta primordial para levar à população as ações e prestação de contas do que foi feito ao longo da administração.

“Cuidar da comunicação institucional de uma secretaria tão estratégica é um desafio diário, no qual prezamos pela qualidade técnica do que é oferecido para a nossa população. E nessa empreitada tenho o privilégio de contar com o governador Gladson Cameli, um comunicador nato que nos credibiliza e nos dá autonomia. É valoroso trabalhar com um gestor que sabe da importância do nosso trabalho”, destaca a titular da pasta, Nayara Lessa.

Respeito e Reconhecimento

Um exemplo da força dessa credibilidade foi a realização do 1º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre, no último dia 20, onde o governador Gladson Cameli observou: “Todo mundo se une por meio da comunicação”.

Idealizado para estimular e valorizar a produção jornalística no estado, o evento contou com a participação de 94 trabalhos inscritos em cinco categorias: texto, áudio, vídeo, foto e revelação, os quais foram beneficiados com o montante de R$ 87 mil, distribuídos entre o primeiro e o segundo lugar de cada categoria, evidenciando o compromisso do governo do Estado em reconhecer e incentivar o trabalho dos profissionais da Comunicação acreana.

Ao lado da secretária de Comunicação, Nayara Lessa, Cameli demonstrou alguns dos seus princípios, o zelo pela democracia e a liberdade de imprensa: “Sou grato pelo desempenho dos jornalistas, os quais prestam um papel fundamental em nossa sociedade, ao educar e informar. Também comemoro o bom relacionamento do governo com a imprensa e aceito as críticas construtivas, visando o fortalecimento da gestão”.

Veracidade na solidariedade

O fazer jornalístico em 2023 foi um marco significativo para a comunicação no Acre. Mais do que simplesmente documentar, os jornalistas tornaram-se protagonistas de narrativas cruciais para o estado. Enfrentando desafios e celebrando conquistas, a atuação da imprensa foi vital para divulgar não apenas as principais ações governamentais, mas também fornecer informações essenciais durante momentos críticos, como as enchentes de março que assolaram a região.

Durante a crise das enchentes, o governo do Acre concentrou seus esforços em socorrer as famílias afetadas e, nesse período, a Secom desempenhou um papel crucial na gestão e distribuição das informações sobre o aumento do nível do Rio Acre e dos igarapés locais. Além disso, promoveu diretrizes para os desabrigados, coordenou a entrega de suprimentos, gerenciou a arrecadação e distribuição de doações, e elaborou planos de ação.

Diante da calamidade pública, o governo priorizou a divulgação de informações precisas e verídicas relacionadas ao estado de emergência causado pelas enchentes. Essas notícias foram centralizadas no site da Agência de Notícias do Acre, nas rádios Aldeia e Difusora, e nas redes sociais do governo do Estado, garantindo acesso amplo e confiável aos cidadãos.

Investimentos concretos

Desde 2019, a atual gestão tem feito esforços diuturnamente para melhorar a estrutura física e as condições de trabalho para os servidores do Sistema Público de Comunicação. E continuando o desejo de melhor estruturar a comunicação estatal, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) voltou seus esforços para concluir a reforma da sede da Secom, entregando um ambiente de trabalho adequado para seus servidores.

A reforma da sede da secretaria foi um marco de valorização para os profissionais da comunicação. Esse investimento não apenas proporcionou um ambiente adequado para o fazer jornalístico, mas também simbolizou o reconhecimento da importância do trabalho desses profissionais para a transparência e a democracia.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco realiza reformas, ampliação e construção de escolas na capital

Jamile Romano

Centro de Especialidades Odontológicas da Fundhacre oferece serviços à população

Marcio Nunes

Prefeitura faz ação de conscientização contra a dengue e outras arboviroses no centro de Rio Branco

Marcio Nunes

Ano letivo nas escolas de ensino médio teve inicio nesta segunda-feira

Jamile Romano

Em 2022, 10,9 milhões de jovens não estudavam, nem trabalhavam

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco anuncia pausa na entrega de móveis do Programa Recomeço e aguarda parecer

Jamile Romano