27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Iapen e Secretaria de Educação planejam criação da Escola da Polícia Penal em Rio Branco

Publicado em 08/01/2024 01:01

Uma comitiva formada por representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou, nesta sexta-feira ,5, visitas à Escola Cívico-Militar Wilson Barbosa, na Cidade do Povo, e ao Colégio Militar Tiradentes, no Calafate, em Rio Branco

As visitas, segundo o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, fazem parte do planejamento para a criação da Escola da Polícia Penal na capital. “A partir do contexto metodológico que envolve a filosofia cívico-militar, definimos uma estratégia, tendo em vista que há, por parte do governo, a iniciativa de fomentar os órgãos de segurança pública para que assumam outras escolas”.

O gestor ressalta ainda que o trabalho será realizado com policiais penais e servidores administrativos, de forma voluntária e cumulativa, não interferindo nas atividades operacionais já exercidas, fortalecendo a Polícia Penal e o Instituto de Administração Penitenciária no contexto da educação primária, da “educação preventiva que as escolas devem ter”.

Gercivânia Araújo, coordenadora do Núcleo das Escolas Integrais e Militares da SEE, disse que, ao conhecer as escolas, tanto militar como cívico-militar, a equipe vai “conhecer essas duas formas de doutrina”.

Durante as visitas, a equipe do Iapen pôde conversar com a direção das instituições sobre as particularidades e desafios na aplicação desses modelos de gestão.O major Rodolfo Velasquez, gestor da Escola Tiradentes, elogiou a iniciativa. “Vale a pena sempre apostar na prevenção primária, porque o esforço que é feito aqui no colégio, ou na nova unidade que será criada, certamente vai refletir em menor trabalho para a segurança pública lá na frente”, afirmou.Segundo o planejamento da Secretaria de Educação, a Escola da Polícia Penal, deve ser implantada ainda em 2024. A instituição deverá ser gerida em conjunto por SEE e Iapen.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Alan Rick garante continuidade de cirurgias de alta complexidade para pacientes do Acre

Jamile Romano

Erosão avança em bairro de Rio Branco após chuva acima do esperado

Jamile Romano

No Acre, mulher terá que pagar aluguel pelo tempo que residiu em casa de idoso após término do relacionamento

Jamile Romano

Bocalom envia a câmara dois pedidos de empréstimo que somados chegam a R$ 240 milhões

Marcio Nunes

Governo comemora 48% de crescimento na educação profissionalizante ofertada pelo Ieptec

Marcio Nunes

Estado entrega entreposto de frutas para produtores rurais do ramal do Pelé

Marcio Nunes