31.4 C
Rio Branco
quinta-feira, 16 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Acre reduz em 13% o número de mortes violentas

Publicado em 13/03/2024

O estado do Acre reduziu em 13% o número de mortes violentas registrados em 2023. O levantamento feito pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) aponta que em 2022 foram 236 mortes violentas, já em 2023 foram registradas 206 em todo Acre, apresentando uma redução de 12,71%.A pesquisa aponta, ainda, que os municípios que apresentaram maior redução são Porto Walter, Tarauacá e Acrelândia, sendo 100%, 90% e 83% de redução, respectivamente.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, atribui a queda no número de mortes violentas em todo o estado do Acre aos esforços de governo, por meio da atuação das forças de segurança. “A redução é resultado do trabalho conjunto do sistema integrado de segurança pública, das capacitações, das operações, dos investimentos em armamentos e de toda a infraestrutura que o Estado nos fornece para garantir mais segurança para a população acreana”, destacou.

O chefe do Departamento de Inteligência de Estatística e Análise Criminal da Diretoria de Inteligência da Sejusp, Nilber Chaves, destaca que o levantamento é importante para melhorar as estratégias de segurança para a redução desse tipo de crime.

“Com os relatórios estatísticos de análise criminal, nós pontuamos alguns lugares onde há maior incidência, pontuando os bairros mais violentos de cada município, assim como também os dias da semana que mais ocorrem e os horários. Isso serve para direcionar o policiamento de cada região, onde o gestor da aérea tem uma base para direcionar seus policiais para esses locais e, com isso, chegamos a essas reduções”, disse.

O estudo considera as mortes causadas por homicídios, feminicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e morte em decorrência de ação policial.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo e Aleac pactuam acréscimo de R$ 30 milhões no orçamento da Sesacre

Marcio Nunes

Veja o que abre e fecha durante a Semana Santa em Rio Branco

Jamile Romano

Estado promove palestra sobre o papel da assistência social no combate à violência contra a mulher para os Organismos de Políticas para Mulheres

Raimundo Souza

Obra da Nova Maternidade avança com início da etapa de fundação do prédio principal

Marcio Nunes

Lei municipal concede isenção de IPTU a famílias de pessoas com autismo em Rio Branco

Kevin Souza

Estado forma primeira turma da EJA com reeducandos do Presídio Manoel Neri da Silva

Marcio Nunes