27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Geral

Acre assina acordo histórico para preservação das florestas

Publicado em 05/12/2023 04:12

No espaço do Consórcio Interestadual dos Governadores da Amazônia Legal, na COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, o Acre foi nesta segunda-feira, 4, o primeiro estado brasileiro a assinar a folha de termos e condições com a organização norte-americana sem fins lucrativos Emergent, que atua conectando países com florestas tropicais e o setor privado, para mobilizar financiamento em apoio à redução de emissões provenientes do desmatamento junto à iniciativa Leaf (sigla em inglês para o programa Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Florestal), que coordena.

O documento dá início às negociações para celebração de um contrato de compra de redução de emissões (Erpa, na sigla em inglês) para o fornecimento de até 10 milhões de toneladas de créditos de carbono florestal de alta integridade à Coalizão Leaf para os anos de 2023 a 2026. Ambas as partes estão comprometidas em assinar contrato em 2024.

A folha de termos é resultado dos esforços do governador Gladson Cameli em apoiar o andamento das políticas públicas ambientais, a fim de estimular a captação de recursos para implementação e execução de programas e projetos que promovam a redução do desmatamento, aliada à melhoria de vida de milhares de produtores rurais, extrativistas, ribeirinhos e indígenas.

Essa etapa demonstra um progresso significativo entre a Emergent e o governo do Estado do Acre nos esforços para proteger e conservar as florestas.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Governo fortalece política habitacional e encerra 2023 com a garantia da construção de mais de 1.900 casas

Jamile Romano

Justiça nega pedido de Ednaldo Rodrigues para voltar à presidência da CBF

Marcio Nunes

Educação Poupança de incentivo a estudantes do ensino médio terá R$ 6,1 bilhões

Jamile Romano

Saque-aniversário do FGTS em 2024 já está disponível

Jamile Romano

Salário mínimo de R$ 1.412 entra em vigor nesta segunda-feira

Jamile Romano

Acre representa a estados painel sobre financiamento climático na COP28

Marcio Nunes