27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco esclarece sobre remoção de árvores na capital

Publicado em 05/12/2023 04:12

Em decorrência do inverno amazônico, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem intensificado as vistorias em muitas árvores na capital. Em muitas há presença de deterioração, danos e apodrecimentos. Em outras há uma outra situação: podem oferecer algum tipo de risco a vida dos moradores por estarem em locais inadequados.

Nesta terça-feira (5), o secretário municipal da Semeia, Carlos Nasserala, o secretário adjunto, Emerson Leão e a chefe de Paisagismo e Arborização Urbana, Sônia Freire, estiveram na Estrada da Floresta verificando a situação de uma mangueira, que após a revitalização da rua, está ultrapassando o limite da faixa de veículos e já causou problemas em alguns carros que passam pelo local. Por esse motivo, até o fim desta semana, essa árvore deverá ser removida.

“A RBtrans já fez a sinalização para tentar evitar uma possível colisão. Apesar disso, os carros mais altos têm se arrastado no caule da mangueira e para evitar um possível acidente mais grave no futuro, nós vamos ter que, realmente, fazer a retirada e, como compensação, plantar outras árvores em locais adequados em outros locais da cidade”.

O secretário ainda destacou que outras árvores da cidade também estão passando por vistorias.

“Então, aqui mesmo nesse local, temos uma outra árvore que está com uma broca ( um inseto que perfura a madeira seca e úmida e os seus derivados para se alimentar e reproduzir) muito forte, vamos levantar junto aos nossos técnicos para verificarem a possibilidade de permanência, ou não, dessa árvore. A intenção é evitar os riscos de acidentes com as grandes chuvas que virão nesse inverno”.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

MP do Acre consegue interditar atividades em creche por maus-tratos

Jamile Romano

Acre é o estado da Amazônia Legal com menos alertas de desmatamento na 1ª quinzena de dezembro

Jamile Romano

Procurador Sammy Barbosa tem nome indicado para vaga de ministro no STJ; escolha final é de Lula

Jamile Romano

Igreja católica de Rio Branco realiza o tradicional Rio de Água viva durante o carnaval; veja a programação

Jamile Romano

Estado avança na regularização fundiária e apresenta perspectivas para 2024

Marcio Nunes

Saúde reforça medidas para se proteger do vírus da dengue

Jamile Romano