22.3 C
Rio Branco
terça-feira, 13 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Rio Acre atinge nível crítico e Defesa Civil entra em ação com plano emergencial

Publicado em 04/07/2025

Com o Rio Acre registrando níveis alarmantemente baixos, a Prefeitura de Rio Branco deu início às ações do Plano de Exaurimento Hídrico. A iniciativa é coordenada pela Defesa Civil Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Agropecuária, e tem como foco mitigar os impactos da seca e garantir o abastecimento de água potável a comunidades em situação de vulnerabilidade.

Nesta fase inicial, as equipes estão percorrendo todas as regiões historicamente dependentes de abastecimento emergencial, avaliando as necessidades e definindo rotas de atendimento.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o cenário atual é preocupante. Ele afirma que neste início de julho o Rio Acre está com apenas 2 metros de profundidade, o que representa a terceira pior marca dos últimos 11 anos. De acordo com ele, apenas em 2016 e 2024 os níveis foram ainda mais baixos. A situação, segundo o coordenador, é mais grave que em 2023, mesmo com o recorde de apenas 1,25 metro naquele ano.

A operação deve beneficiar centenas de famílias nas zonas urbana e rural de Rio Branco, com a distribuição de água por meio de caminhões-pipa. As ações vão atender comunidades como Quixadá e Transacreana, além dos municípios vizinhos de Bujari e Porto Acre.

Falcão alertou ainda que a estiagem prolongada afeta diretamente o abastecimento, já que a queda no nível do rio provoca também o rebaixamento do lençol freático. Isso compromete o funcionamento de poços e represas, além de gerar impactos ambientais e sanitários.

Ele ressalta que o município está entrando no trimestre mais seco do ano, que compreende os meses de julho, agosto e setembro, com uma crise hídrica já instalada. Falcão destaca que o foco da operação é garantir água potável para quem mais precisa.

Além do fornecimento emergencial de água, a Defesa Civil também realiza monitoramento diário de dados climáticos, qualidade do ar e focos de queimadas.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rede pública de ensino inicia ano letivo no próximo dia 19 de fevereiro

Jamile Romano

Escola do Campo em Feijó recebe revitalização com recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola

Jamile Romano

Aviões quase batem durante taxiamento no Aeroporto Internacional de SP

Kevin Souza

Colégio Militar Dom Pedro II conquista título de Escola Cidadã em concurso da Controladoria-Geral da União

Jamile Romano

Obra da unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia avança e chega a 23% de execução

Marcio Nunes

Gestora do Estado recebe Cruz do Mérito da Amazônia por sua atuação à frente da pasta do meio Ambiente

Raimundo Souza