31 C
Rio Branco
sábado, 17 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Saiba as novas regras do Pix que entram em vigor em novembro

Atualizada em 16/10/2024 10:13

O Banco Central (BC) anunciou mudanças importantes para melhorar a segurança do Pix nos celulares. As novas regras entrarão em vigor em 1º de novembro de 2024.

Uma das principais mudanças será a restrição do acesso ao Pix em smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco. O Banco Central limitou o valor das transações a R$ 200 nesses casos. Além disso, quando houver a troca para um celular desconhecido, o limite diário de transações via Pix será de R$ 1 mil.

As mudanças afetarão apenas a segurança das operações para os usuários do Pix. O BC implementou essas novas medidas com o objetivo de dificultar que bandidos consigam realizar pagamentos via Pix a partir de dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente.

Veja as mudanças:

  • Adotar solução de gerenciamento de risco de fraude que use informações de segurança armazenadas no Banco Central, capaz de identificar transações Pix atípicas;
  • Disponibilizar um canal eletrônico aos clientes com informações sobre os cuidados necessários para evitar fraudes; e
  • Verificar, ao menos uma vez a cada seis meses, se os clientes têm marcações de fraude na base de dados do Banco Central.

A resolução do Banco Central ainda responsabilizará as instituições financeiras por educar os clientes sobre boas práticas de segurança, disponibilizando informações claras e acessíveis sobre como se proteger contra fraudes.

 

[Metrópoles]

Artigos Relacionados

Cauã Reymond abre o jogo sobre polêmica com Bella Campos

Raimundo Souza

O Que a Inflação Lady Gaga Revela Sobre o Funcionamento dos Mercados

Raimundo Souza

Jair Bolsonaro mostra rotina de recuperação no hospital

Raimundo Souza

Moraes prorroga inquérito das fake news por mais 180 dias

Marcio Nunes

Braga Netto é 1º general 4 estrelas preso: saiba poder da patente

Raimundo Souza

Deputados articulam fim da contribuição de aposentados e pensionistas do serviço público

Marcio Nunes