32.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 5 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Polícia desarticula associação criminosa no Acre especializada em tráfico de drogas interestadual

Atualizada em 28/12/2023 10:10

Após uma extensa investigação iniciada em 2019, a Polícia Civil do Acre (PCAC) desarticulou, na última quarta-feira, 27, uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas, especializada no transporte de grandes quantidades de entorpecentes para outros estados.

A operação, denominada “Gafanhoto”, contou com a participação da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Delegacia de Polícia de Plácido de Castro, ocorreu simultaneamente nas cidades de Plácido de Castro, Rio Branco e em São Paulo.

O grupo, composto por empresários, fazendeiros e caminhoneiros, operava há vários anos no Estado do Acre, utilizando carretas para realizar o transporte de drogas. Na incursão policial, sete pessoas foram presas, e foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, sequestro de cinco veículos, seis armas apreendidas e mais de 100 munições, além de drogas.

Durante as buscas, foram apreendidas seis armas de fogo, mais de 100 munições e quantias significativas de dinheiro em espécie. Além disso, cinco veículos utilizados pelos investigados foram confiscados.

“A investigação revelou que uma fazenda localizada em Plácido de Castro, próxima à fronteira com a Bolívia, era usada como entreposto para o transporte da droga proveniente do país vizinho. O líder do grupo, apontado como responsável pela coordenação das atividades, foi preso, assim como os demais membros da associação”, informou o delegado da Denerc, Dr. Saulo Macedo.

Para o Delegado-Geral de Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, a instituição está empenhada no combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. “A Polícia Civil vem desenvolvendo um trabalho investigativo qualificado em todo o Estado do Acre, impedindo que os criminosos tenham lucro com as atividades ilícitas, mesmo nesse período dos anos em que há recessos e uma diminuída no ritmo, nossos valorosos policiais estão engajados em operações dessa magnitude”, declarou

 

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Chefes do Executivo pactuam Carta de Rio Branco durante 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Marcio Nunes

Ação humanitária do governo entregou mais de 146 toneladas em alimentos para atingidos pelas enchentes

Marcio Nunes

Oficinas de simulação preparam profissionais para combate eficaz a Febre Aftosa no Acre

Raimundo Souza

Governo do Acre já aplicou mais de R$ 15,8 milhões em multas por crimes ambientais em 2024

Jamile Romano

Acre gerou mais de 6,5 mil empregos com carteira assinada em 2024

Marcio Nunes

Palco alternativo conta com apresentações de artistas locais durante as nove noites da Expoacre

Raimundo Souza