30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Lula sanciona Lei da Reciprocidade para enfrentar barreiras comerciais

Atualizada em 12/04/2025 09:58

Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente não vetou nenhum dos pontos aprovados no legislativo

Aprovada no Congresso Nacional, a chamada Lei da Reciprocidade Comercial foi sancionada pelo presidente Lula e deve ser publicada no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira.  

O texto aprovado no Congresso, no início deste mês, autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países ou blocos, caso imponham barreiras a produtos do Brasil.  Ao sancionar, o presidente Lula não vetou nenhum dos pontos aprovados no legislativo.

A Lei da Reciprocidade Comercial foi aprovada em meio à guerra comercial imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos países do mundo, principalmente a China, que devolveu as imposições tarifárias.

Trump estabeleceu uma tarifa de 10% sobre todos os produtos que o Brasil exportar aos Estados Unidos. Para o aço e o alumínio, a sobretaxa foi de 25%. A medida causou repercussão negativa aqui no país e afetou as empresas brasileiras, o terceiro maior exportador desses metais ao país norte-americano.

Com isso, a nova Lei brasileira cria critérios para o país adotar contramedidas às ações que qualquer outra nação ou bloco impuser e que cause impacto negativo na competitividade internacional do Brasil.

Agência Brasil

Artigos Relacionados

Corte de imposto terá impacto reduzido na arrecadação federal e no preço de alimentos

Raimundo Souza

Lula deve evitar discussão sobre aumento do número de ministros do STF

Jamile Romano

Governo Lula considera criar mais uma taxação para multinacionais, diz Haddad

Raimundo Souza

Barroso diz que alteração nas regras do STF não é necessária

Redacao

Mulheres como agentes de mudança: a ascensão do feminino no mundo corporativo e sua influência no crescimento empresarial

Raimundo Souza

Lula diz que queda em popularidade não incomoda: “Sei o que estamos fazendo”

Jamile Romano