25.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Estiagem : prefeito de Rio Branco declara situação de emergência

Atualizada em 28/06/2024 10:33

O prefeito Tião Bocalom assinou nesta sexta-feira, 28, o decreto de situação de emergência no município de Rio Branco devido à intensa estiagem que afeta a região.

A decisão deve ser publicada na edição de segunda-feira, 1, do Diário Oficial do Estado.

A decisão foi tomada com base em parecer técnico e estudos da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que demonstraram a gravidade da escassez hídrica.

Segundo dados da Defesa Civil, a estiagem já afeta 73 localidades rurais, além de parte dos bairros na zona urbana. Como medida de resposta, a Prefeitura está fornecendo água potável para consumo humano em 31 localidades rurais e intensificando os esforços de captação e tratamento de água na zona urbana.

Ainda de acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Acre marcou 1,78 metro, a menor marca dos últimos anos para o período.

“Esse decreto significa dizer que a gente procura facilitar para que as secretarias possam realizar suas ações, fazer suas compras emergenciais, para não correr o risco de ficar atrasando o trabalho e prejudicar a população. Então quando você faz um decreto desse e tem o reconhecimento nacional, nos dá a legalidade a gente fazer licitações rápidas, apenas cotações, e já fazer com que ação aconteça, porque num momento de emergência desse não dá para esperar a burocracia de uma licitação normal”, disse o prefeito Tião Bocalom.

A Prefeitura de Rio branco também anunciou o lançamento oficial da Operação Estiagem, que prevê ações coordenadas para mitigar os impactos da seca e assegurar o abastecimento de água para a população.

“Nesse momento nós estamos fazendo o lançamento oficial da operação de estiagem, ela já começou faz 15 dias. Essa operação de estiagem, normalmente tinha uma duração de três meses, nós fomos ampliando e agora nós vamos até dezembro. Da mesma maneira que começava em agosto e agora nós estamos começando em junho. Então tudo isso demonstra a gravidade do evento climático que acontece na Amazônia, uma região que comporta 62% de toda água do país, foi a região que mais perdeu água nos últimos anos desde 2010. Isso requer ações enérgicas e emergenciais da prefeitura para poder levar esse socorro e minimizar os impactos da seca”, explicou o diretor de administração em desastres, tenente-coronel, Cláudio Falcão.

Artigos Relacionados

Segurança Pública registra redução de mais de 17% nos roubos em transportes coletivos em Rio Branco

Marcio Nunes

Brasil vive terrorismo climático, diz Marina Silva

Jamile Romano

Acre tem temperaturas acima dos 30ºC e pancadas de chuva nesta terça

Jamile Romano

Empresários do Acre participam do Conexão Farma 2025 e potencializam oportunidades no setor farmacêutico

Jamile Romano

Com mais de 64 mil hectares de área plantada, safra no Acre em novembro fechou em 187.509 toneladas

Raimundo Souza

Governo do Acre avança nos serviços finais do prédio onde funcionará sede própria do Procon

Jamile Romano