Publicado em 19/05/2026
Foto: Matheus Gomes-Secom/Prefeitura de Brasiléia
Por Redação
O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, iniciou uma intensa agenda de trabalho na capital federal nesta segunda-feira (18). O objetivo da comitiva acreana é articular a liberação de recursos, firmar novas parcerias institucionais e fortalecer políticas públicas direcionadas ao município.
No primeiro compromisso do dia, o gestor visitou o escritório da Associação dos Municípios do Acre (Amac) em Brasília, onde participou de alinhamentos técnicos e debates sobre projetos estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Ainda na segunda-feira, Carlinhos do Pelado acompanhou o evento “Rotas da Educação”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) no Auditório Ulysses Guimarães. O encontro nacional reuniu prefeitos e secretários de todo o país para debater o direcionamento de verbas federais, novos programas pedagógicos e melhorias na infraestrutura das redes municipais de ensino.

O prefeito também integra a delegação acreana na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (conhecida como Marcha dos Prefeitos). O evento é o maior fórum municipalista do país e concentra as pressões dos gestores locais por maior autonomia financeira, pacto federativo justo e descentralização de recursos.
“Estamos em Brasília buscando investimentos, conhecimento e apoio para continuar avançando em áreas importantes, principalmente na educação. Participar desses encontros é essencial para fortalecer o município, apresentar nossas demandas e construir novas parcerias que tragam benefícios diretos para a população de Brasiléia”, destacou o prefeito.
A agenda do Executivo municipal em Brasília deve se estender ao longo da semana, com previsão de visitas a ministérios e gabinetes da bancada federal do Acre no Congresso Nacional.

