quinta-feira, 15 de maio de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Centro de Ensino Especial Dom Bosco realiza ação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Atualizada em 26/04/2025 07:41

O Centro de Ensino Especial Dom Bosco promoveu, na tarde da sexta-feira, 25, um encontro com alunos, professores, familiares e a comunidade para marcar o encerramento das ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade fez parte das ações em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, Foto: Jorge Feitosa/SEE

A programação contou com apresentações de alunos e uma caminhada com a participação da comunidade. Segundo Valéria Daniel, gestora da escola, o evento fecha um mês de atividades, mas o trabalho segue ao longo de todo o ano.

“Durante o mês organizamos ações voltadas para a conscientização. Mas nosso trabalho é contínuo. Atendemos pessoas com autismo e outras deficiências em diversos contextos, e é preciso mobilizar a sociedade para reduzir o preconceito e ampliar a compreensão sobre as capacidades dessas pessoas”, explicou.

Alunos, professores, familiares e a comunidade participaram da ação. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Valéria também destacou o papel social da instituição. “Muitos alunos têm sua principal vivência social aqui dentro. Fora da escola, muitas vezes enfrentam exclusão. Aqui, conseguimos promover interação, participação e convivência”, declarou.

Francinete Santos, avó de João Pedro, de 12 anos, contou sobre o desenvolvimento do neto desde que começou a frequentar o Dom Bosco. “Ele começou o acompanhamento com 9 meses. Não andava, não falava. Hoje ele anda, se comunica, participa das atividades e fez amizades. Ele se desenvolveu muito aqui”, relatou.

Francinete Santos, avó de João Pedro, de 12 anos. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Viviane Regina dos Santos, mãe de dois alunos, falou sobre o impacto da escola na vida dos filhos. “O Dom Bosco acolheu nossa família. Já ouvi muito julgamento por conta do comportamento das crianças, como se fosse birra ou falta de educação. Mas ações como essa ajudam a informar e a mudar essa visão. É importante que o respeito venha de todos os lados, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Moraes autoriza X a voltar a operar no Brasil após rede cumprir exigências legais

Marcio Nunes

Governo do Acre distribui absorventes higiênicos em escolas de Rio Branco

Jamile Romano

Novos insumos chegam a Marechal Thaumaturgo para construção da passarela sobre o Rio Amônia

Marcio Nunes

Com festa, nova Rainha do Rodeio é eleita na esplanada do Palácio Rio Branco

Raimundo Souza

Opas destaca controle do número de mortes por dengue no Brasil

Marcio Nunes

Stanley’s Cred chega a Rio Branco para ajudar acreanos a resolverem problemas de ordem financeira

Marcio Nunes