31.3 C
Rio Branco
domingo, 3 de maio de 2026
O RIO BRANCO
AcreGeral

Cafeicultores são selecionados para abastecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Acre

Publicado em 30/01/2026

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), realizou na terça-feira, 27, a seleção dos cafeicultores responsáveis pelo fornecimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende os estudantes da rede estadual de ensino.

É a primeira vez que o café produzido no Acre entra no cardápio das escolas públicas. A iniciativa busca trazer mais dignidade para a comunidade escolar e fortalecer a economia local, selecionando produtores do estado.

Jorge Pereira e Keyti Espindola, casal que produz na Reserva Chico Mendes, em Brasileia, foram os selecionados na chamada pública, voltada à agricultura familiar.

Keyti relata que obteve acesso ao edital por meio das redes socias e que, logo após examinar os critérios exigidos, começou a preparar a documentação necessária para participar do processo de seleção: “Na abertura dos envelopes, foi identificado que nós fomos selecionados, os primeiros e únicos, já que é uma novidade no Pnae eles inserirem o café nesse chamamento”.

Produtores familiares Keyti Espindola e Jorge Pereira foram os cafeicultores selecionados na chamada pública do Pnae. Foto cedida

Nova perspectiva de negócio

Segundo a produtora, a participação no chamamento representa uma nova perspectiva de negócio. Atualmente o casal possui marca própria e comercializa o café em diferentes regiões do país, com ponto de revenda em São Paulo e comercialização em Rio Branco, na loja Made in Acre.

Casal é dono da marca Café Raízes da Floresta. Foto cedida

É a primeira vez que Keyti e Jorge participam de uma chamada pública para fornecimento de alimentos. A seleção é considerada por eles promissora, por apontar novas metas de produção e fortalecer a autonomia produtiva. “Essa conquista representa muito para a gente, porque isso vai garantir o destino dessa produção”, avalia Keity.

Governo investe cerca de R$ 75 milhões por ano na alimentação escolar

O secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destaca a importância do Pnae, como política de fortalecimento ao produtor local e à agricultura familiar.

Secretário Aberson Carvalho explica que recurso federal tem contrapartida do Estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

E explica que o recurso federal do programa tem a contrapartida do Estado para garantir refeições com qualidade nas escolas.

“Estamos falando de cerca de R$ 75 milhões por ano na alimentação escolar, sob a liderança do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, trabalhando para cuidar das pessoas”, informa.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Porto Acre: Maximo é eleito prefeito com 58,49% dos votos

Raimundo Souza

Governo e Fieac iniciam trabalho de montagem do Espaço Indústria na Expoacre de Rio Branco

Jamile Romano

Programa Mais Médicos amplia acesso à saúde no Acre com 13 novas vagas

Jamile Romano

Governo do Acre convoca aprovados na Educação para posse; veja locais e prazos

Antonio Muniz

Boletim da seca – nível dos rios, qualidade do ar e previsão do tempo – 12 de setembro

Jamile Romano

Deracre avança com obras no ramal Joaquim Souza, garantindo ligação entre Acre e Amazonas

Marcio Nunes