A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) não realizará sessões ordinárias, solenes nem reuniões de comissões ao longo desta semana. Dos 24 parlamentares, 18 estão em deslocamento para Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participam da 28ª Conferência Nacional dos Legislativos (Unale), marcada para os dias 3 a 5 de dezembro. O encontro deste ano tem como tema “Humanidade Conectada: Os Legislativos Estaduais no tempo da IA e das Emergências Climáticas”.
O legislativo acreano concorre ao prêmio nacional em duas categorias: Projetos Especiais e Reportagem Legislativa. Entre os destaques está o Redação Nota Mil, iniciativa da Escola do Legislativo que, somente em 2025, beneficiou mais de 1.700 jovens.
Durante a conferência, além do debate central, haverá reunião do Parlamento Amazônico para discutir os resultados da COP realizada no Brasil, além da assembleia anual do Colegiado de Presidentes. O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, confirmou presença nos eventos.
No ano passado, no Rio de Janeiro, a Aleac conquistou o segundo lugar na categoria Projetos Especiais, ao apresentar ao país o programa que levou aulas preparatórias para o Enem a uma aldeia indígena na zona rural de Feijó.

