23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre traça estratégias de combate à febre do oropouche

Publicado em 25/01/2024

A Saúde do Acre (Sesacre) está atenta aos casos registrados de febre do oropouche e, com o Ministério da Saúde (MS), traça estratégias de prevenção e combate à doença.

Desde dezembro, uma equipe do MS está no Acre para apoiar as ações, como explica o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Edvan Meneses.

“Estamos alinhando a coleta de exames laboratoriais com os municípios e unidades estaduais. Também estamos produzindo uma nota técnica e manuais para manejo da doença, que irão nortear as equipes de saúde, e ainda capacitando as equipes das vigilâncias hospitalares e laboratórios para a coleta, armazenamento e transporte das amostras”, relata.

borrife a sua casa.

 

Os sintomas da oropouche duram entre dois e sete dias, com evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves. São eles: febre de início súbito, cefaleia intensa (dor de cabeça), mialgia (dor nas costas/lombar) e artralgia (dor articular). Ou, ainda:

 

– Tosse

– Tontura

– Dor retro-ocular

– Erupções cutâneas

– Calafrios

– Fotofobia

– Náuseas

– Vômitos

 

Cabe destacar que a febre do oropouche foi descrita pela primeira vez na década de 60, mas não há, até o momento, registros de mortes associadas à doença. Conforme o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico nem vacina para a febre do oropouche, portanto, pacientes infectados devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.

Caso sinta sintomas leves a moderados, basta se dirigir a uma unidade básica de saúde e, para sintomas graves, deve-se procurar a unidade de pronto atendimento (UPA) mais próxima.

 

 

[Agência de notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sebrae realiza 1º Palco Cultural 2025 neste sábado, 19

Marcio Nunes

Prefeitura de Rio Branco prepara Ceasa para a tradicional Feira do Peixe

Marcio Nunes

Família na Escola: parceria entre educação, saúde e cidadania movimenta a Monte Castelo

Marcio Nunes

Ministério da Saúde visita URAPs em Rio Branco, como parte das ações de combate às arboviroses no estado

Raimundo Souza

Governador pede casas e terrenos da União para resolver problema causados pela enchentes no Acre

Marcio Nunes

Empresários acreanos participam da Feira do Empreendedor 2025, em São Paulo

Marcio Nunes