23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Violência: pedido de audiência de retratação deve partir só da mulher

Publicado em 07/04/2026

A partir desta terça-feira (7), audiências de retratação, em casos de violência contra a mulher, só ocorrerão a pedido da vítima, mediante manifestação expressa. 

Além disso, manifestações de desistência da queixa por parte da mulher só devem ocorrer diante do juiz, de forma escrita ou oral, antes de o magistrado receber a denúncia.

A Lei 15.380/2026 está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e altera a Lei Marinha da Penha para tratar desses dois pontos.

Tramitação

O Projeto de Lei 3.112/2023, de autoria da deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), originou as alterações. Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado no dia 10 de março, em meio às discussões do Mês da Mulher promovidas no Legislativo.

(Agência Brasil)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha anuncia voto em Flávio Bolsonaro

Vitória Lopes

Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos medicamentos gratuitamente

Marcio Nunes

Com gol de Haaland, Noruega vence Costa do Marfim e pega o Brasil nas oitavas da Copa

Pesquisa no Acre: Flávio Bolsonaro abre larga vantagem sobre Lula em cenário de polarização

Delação de Vorcaro põe classe política e STF sob pressão em ano eleitoral

Raimundo Souza

Atlas Bloomberg: Lula empata com Flávio, Jair e Zema em eventual 2º turno

Marcio Nunes