24.1 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

STJ autoriza aborto legal que foi negado a adolescente de 13 anos

Publicado em 25/07/2024

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou uma adolescente de 13 anos a passar pelo procedimento de aborto legal. A medida foi tomada após duas magistradas do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) negarem a interrupção da gravidez para a jovem, que foi estuprada por um homem de 24 anos. 

A decisão, que está em segredo de Justiça, foi proferida nesta quarta-feira (24) pela ministra Maria Thereza de Assis Moura após a Defensoria Pública de Goiás entrar com um habeas corpus no tribunal.

Pela legislação penal, a interrupção da gestação é permitida nos casos de gravidez fruto de estupro e só pode ser realizada por médicos com o consentimento da vítima.

Antes de chegar ao STJ, o caso ganhou repercussão após divulgação de matéria jornalística divulgada pelo site Intercept Brasil.

De acordo com a publicação, o aborto legal foi negado por um hospital de Goiás e em duas decisões judiciais proferidas pela juíza Maria do Socorro de Sousa Afonso e Silva e a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade.  A reportagem também informou que a vítima está na 28ª semana de gestação de gestação e tenta interromper a gravidez desde a 18ª semana.

Diante da situação, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, pediu explicações para as duas magistradas. Segundo o corregedor, o caso, se comprovado, aponta para prática de falta funcional com repercussão disciplinar.

Após a decisão do corregedor, procurado pela Agência Brasil, o Tribunal de Justiça de Goiás declarou que não vai se manifestar sobre o caso porque as decisões envolvendo a menor estão em segredo de Justiça. Sobre a intimação das magistradas, o tribunal informou que “todas as providências determinadas pelo CNJ são cumpridas imediatamente

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

STF tem maioria para manter prisão de Daniel Vorcaro e aliados

Kevin Souza

80% na lista de espera do Concurso Nacional 1 confirmam interesse. Prazo vai até quinta

Redacao

Câmara: Comissão de Direitos da Mulher elege primeira presidente trans

Marcio Nunes

Ensino superior no Brasil pode mais que dobrar salário

Redacao

CNM questiona bloqueio de emendas parlamentares

Raimundo Souza

Datafolha: Operação mais letal foi sucesso para 57% dos moradores do Rio

Raimundo Souza