27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Socorro Neri defende auxílio financeiro para que estudantes carentes possam concluir ensino médio

Publicado em 15/12/2023 11:12

A deputada Socorro Neri votou SIM, nesta quarta-feira(13), ao projeto de lei de autoria da deputada Tabata Amaral, que dispõe sobre a criação de um incentivo financeiro ao estudante do ensino médio em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para a deputada , trata-se de uma proposta que vem equilibrar as oportunidades educacionais, reduzir a evasão escolar e ,sobretudo, promover o desenvolvimento humano.
Para a deputada, o projeto vem ao encontro, ainda , da prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social e da melhoria do fluxo escolar e aprendizagem. Educadora de vocação e tradição, Socorro Neri destaca que o projeto- também conhecido como “bolsa permanência- vem propor condições aos estudantes mais carentes para que continuem em sala de aula e possam concluir seus estudos, “como desejado em origem”.
Prejuízo
Neri lembrou que mantido o ritmo atual, nada menos que 17,5% dos jovens que hoje têm 16 anos não completarão o ensino médio (pré-escola , fundamental e médio) ,resultando numa perda aos cofres da Nação de R$ 372 mil por jovem. Por outro lado, explica a parlamentar, o jovem que possui a educação básica completa passa, em média, mais tempo de sua vida produtiva ocupados e com maior remuneração.Com a educação básica concluída, o jovem terá maior expectativa de vida com qualidade e menor envolvimento em atividades violentas
Segundo a deputada, o projeto- atrelado aos beneficiários do Bolsa Família para conclusão do ensino médio-demonstra que existe um maior envolvimento com os estudos quando há benefícios financeiros envolvidos, ”além de garantir efeitos de acumulação de capital intelectual e bem estar”. Por fim, a deputada ressalta que o projeto tem o mérito de reduzir desigualdades sociais e educacionais, ”ao priorizar o direito social inalienável à educação básica obrigatória e gratuita”.
PS-Aprovado na Câmara dos Deputados,o projeto seguiu para apreciação do Senado Fderal.

(Assessoria)

Artigos Relacionados

Dom Porquito apresenta projeto para expandir produção de suínos no Acre

Marcio Nunes

Procissão de São Sebastião deve receber mais de 20 mil pessoas no interior do Acre; veja programação

Jamile Romano

Adolescente é detido com 11,9 mil maços de cigarros contrabandeados no Acre

Jamile Romano

Deputado Afonso Fernandes defende cautela nas investigações sobre a MedTrauma

Jamile Romano

Projeto Recomeço Para As Famílias 2023 Transforma Vidas Após Enchentes

Marcio Nunes

Fundação Elias Mansour divulga nomes de contemplados nos editais de Arte e Patrimônio e do Audiovisual

Jamile Romano