23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Sisu 2025: inscrições começam na próxima sexta-feira

Publicado em 13/01/2025

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam na próxima sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro, enquanto o período de matrículas acontece de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta de vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com a escolha dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. O acesso ao sistema de inscrição é realizado com as informações de login e senha para acesso aos serviços digitais do governo federal, mediante uma conta no Gov.br. Quando o candidato realiza o login, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo.

No ato da inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico do perfil para Lei de Cotas e escolhe até duas opções de curso dentre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições. A inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso indicadas no ato de inscrição ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Todos os estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro podem participar do Sisu.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Anatel alerta Starlink que pode perder autorização para operar no Brasil

Raimundo Souza

Brasileiros casam mais tarde e ficam juntos por menos tempo, diz IBGE

Jamile Romano

Carnaval: pais não devem postar imagens de crianças, diz pesquisador

Marcio Nunes

Pix faz 5 anos: veja mudanças causadas pela ferramenta e o que vem por aí

Raimundo Souza

Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos

Jamile Romano

Trama golpista: Moraes abre julgamento de réus acusados de monitorá-lo

Redacao