23.6 C
Rio Branco
quarta-feira, 15 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre participa do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas

Publicado em 12/12/2024

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) participou nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, em Brasília (DF), do Encontro Nacional das Vigilâncias de Anomalias Congênitas, promovido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças não Transmissíveis (Daent), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

O encontro teve como objetivo principal fomentar a implantação e a estruturação da vigilância de anomalias congênitas em nível estadual, fortalecendo as políticas de saúde pública no país e aprimorando os processos de notificação e acompanhamento dessas condições.

As anomalias congênitas são alterações estruturais ou funcionais que ocorrem durante o desenvolvimento e podem ser detectadas antes, durante ou após o nascimento. Diferentes tipos de fatores de risco (genéticos, infecciosos, nutricionais, ambientais, entre outros) podem atuar de forma separada ou conjunta na ocorrência de anomalias congênitas em diversos órgãos e sistemas do corpo humano.

O evento também se destacou pela participação ativa de representantes estaduais, como o coordenador da Rede Cegonha e da Rede Alyne, Walber Carvalho, que ressaltou: “Este evento e oficina ajudarão a construir uma vigilância mais efetiva, organizando fluxos junto às maternidades e qualificando os profissionais envolvidos diretamente nas notificações. Este é um avanço para o nosso estado e um compromisso da Secretaria de Saúde com a sociedade”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Atendente de lanchonete sofre queimaduras de 2º grau durante explosão com álcool em Rio Branco

Jamile Romano

Detran-AC publica editais com notificações de multa e suspensão de CNH; condutores têm prazo para defesa

Audiência pública: Aleac debate LOA de 2025 nesta segunda-feira

Jamile Romano

Procuradoria-Geral do Acre realiza abertura oficial de núcleo regional em Brasília

Raimundo Souza

Governo lança hotsite com cobertura completa da Expoacre 2025

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli homenageia desembargadora Eva Evangelista em sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre

Raimundo Souza