29.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 24 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Saúde do Acre emite alerta após Fiocruz apontar risco de aumento nos casos de síndrome respiratória

Publicado em 24/04/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu, nesta sexta-feira (24), um alerta urgente para que a população atualize o esquema vacinal contra a covid-19. A medida ocorre após o Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), incluir o Acre entre as regiões com risco de aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O foco da mobilização são os grupos prioritários — idosos, gestantes e crianças —, onde a adesão às doses de reforço tem apresentado índices abaixo do esperado pela Vigilância Sanitária estadual.

Baixa adesão nos grupos de risco preocupa autoridades

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Acre, Renata Quiles, há um contraste preocupante nos dados. Embora 89% dos acreanos tenham tomado as duas primeiras doses no início da campanha, a continuidade do esquema vacinal estagnou.

A Sesacre reforça que a vacina contra a covid-19 não é estática. Pela alta capacidade de mutação do vírus, as doses são ajustadas periodicamente para combater novas variantes. “A proteção cai com o tempo. O Brasil ainda registra mortes pela doença e a atualização constante dos reforços é o que garante a segurança imunológica”, observou Quiles.

Em nível nacional, o cenário exige cautela: até abril de 2026, o país já contabilizou mais de 60 mil casos de síndrome gripal por covid-19 e 188 óbitos associados à SRAG causada pela doença.

Estoque e Cronograma de Vacinação

Para suprir a necessidade local, o Ministério da Saúde enviou 5 mil novas doses ao estado nesta semana. Segundo o PNI, o volume é suficiente para a demanda atual, que tem sido baixa devido à diminuição da procura espontânea.

Confira como deve ser o seu esquema vacinal:

Público-Alvo Esquema de Vacinação
Idosos (60+ anos) 2 doses de reforço por ano (intervalo de 6 meses).
Gestantes 1 dose a cada nova gestação.
Crianças (6 meses a <5 anos) Esquema completo de 2 ou 3 doses.
Imunocomprometidos Esquema básico de 3 doses + reforços semestrais.
População Geral (5 a 59 anos) 1 dose (para quem nunca se vacinou).

Além desses grupos, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas e pessoas com comorbidades também possuem recomendação para reforços periódicos. A Sesacre orienta que o cidadão procure a unidade de saúde mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos para regularizar a situação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Enem 2026: Prazo para pedidos de isenção da taxa e justificativa de ausência começaram nesta segunda (13)

Redacao

Gladson Cameli nomeia novos aprovados no concurso do Instituto Socioeducativo do Acre

Kevin Souza

Governo do Acre inicia nova turma do Programa Mulheres Mil na Escola Estadual Raimundo Gomes, em Rio Branco

Raimundo Souza

Chuvas devem amenizar temperaturas em cidades do AC nesta quinta-feira (26), prevê Sipam

Jamile Romano

Polícia Penal realiza operação integrada em presídios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Corpo do jornalista Douglas Richer é velado em Rio Branco e segue para sepultamento em Sena Madureira

Jamile Romano