25.3 C
Rio Branco
sábado, 26 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Rio Branco é a capital mais arborizada do Brasil, com mais 32% de área verde

Atualizada em 18/11/2024 16:30

Atualmente, a capital Rio Branco, segundo dados do Mapa Biomas é a cidade mais arborizada do país com aproximadamente 32% do seu território verde, mas essa realidade é fruto dos investimentos feitos pela atual gestão municipal no replantio de árvores e recuperação do bioma, tendo em vista, o mesmo estudo, apontava que nos últimos 10 anos, a capital acreana sofreu um decréscimo na vegetação urbana quase que no mesmo percentual.

Atualmente, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem investido na produção de mudas de árvores e frutíferas, além de mudas de flores que ornamentam e embelezam a nossa cidade. O viveiro da Semeia, no Horto Florestal, é o berçário dos vegetais, com mais de 200 espécies. A engenheira florestal, Amanda Rebeca de Souza, responsável pelo canteiro, explica como é o processo de produção. “Aqui ocorre o plantio via estaquia, via semente. Então aqui é a produção total no viveiro para todas as plantas que saem para a arborização da nossa cidade”.

Em três anos, a Prefeitura de Rio Branco, ainda fez o reflorestamento e recuperação de áreas como as da Universidade Federal do Acre (Ufac), Juarez Távora, Jardim Europa e outros, totalizando mais de 5 mil plantios de árvores no perímetro urbano da capital, como explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

“Isso mostra o compromisso da gestão Bocalom, com a sustentabilidade, com o meio ambiente. Plantando, sempre plantando. Nós plantamos para mais de 5 mil árvores na cidade desde 2021. Nós produzimos nossas próprias mudas e o próprio composto também, que é feito na UTRE. E com isso, nós estamos tendo diferenças a nível de Brasil. Você tem uma ideia? A gente está com 32,8% de vegetação verde. Na capital de Rio Branco Acre, enquanto que a média a nível de Brasil é em torno de 11% e nós estamos com 32.8%, quase 33%, ou seja, três vezes mais que a média do Brasil em vegetação verde na cidade de Rio Branco, Acre”, disse.

[Assessoria]

Artigos Relacionados

Com show gratuito, Marília Tavares encanta público na Expoacre

Jamile Romano

Bocalom visita Ricco Transportes e empresa apresenta 20 novos veículos

Marcio Nunes

Urgente: Morre Antônio Aquino Lopes, presidente da Federação de Futebol do Acre

Marcio Nunes

Mailza se reúne com equipe de governo para fortalecer orçamentos de gênero e de combate ao feminicídio

Marcio Nunes

Governo cria tarifa social para usuários de baixa renda dos serviços de água e esgoto

Jamile Romano

Acre tem alerta amarelo de chuvas intensas para esta sexta-feira

Jamile Romano