27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança mutirão de combate a dengue

Publicado em 04/01/2024 09:01

A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta quarta-feira (3), o mutirão de controle das arboviroses dengue, zica e chikungunya, na região da Baixada da Sobral. O mutirão reúne agentes comunitários de saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que visitarão todas as residências dos bairros da região.

No total, 130 agentes de endemias estão envolvidos na ação, mais 100 pessoas da Secretaria de Cuidados com a Cidade, para manter a cidade limpa e a população bem informada com relação aos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito de Rio Branco disse que a união das Secretarias na ação de combate ao mosquito é necessária para diminuir a incidência de mosquitos nos bairros que estão apresentando maiores índices da doença.

“Toda a prefeitura se uniu para fazer um grande mutirão, para que a gente possa diminuir a incidência, principalmente da dengue. A dengue, em 2021 tirou a vida de pessoas. Nós não queremos passar por isso novamente.”

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, disse que é necessário o envolvimento de todos na guerra contra o mosquito, que 10.581 casos de dengue foram notificados em Rio Branco, de 1° de janeiro de 2023 até meados de dezembro, quando os dados foram reunidos pela última vez. Destes casos, apenas 9 resultaram em complicações, nenhum óbito foi registrado diferente de 2021, onde foram apontados óbitos.

“Em 2021 houve óbitos de dengue no município de Rio Branco, e é isso que a gente quer evitar. Então, para isso, a gente está fazendo esse mutirão de guerra mesmo contra a dengue, unimos a prefeitura, várias secretarias, chamamos as lideranças comunitárias de todos os bairros, não é só da Baixada da Sobral, para que a gente se junte para combater o mosquito da dengue, que a gente não venha a ter epidemia de dengue”.

A ação de combate nos bairros da baixada se estenderá até a próxima sexta-feira (5), e consequentemente em outros bairros da cidade.

 

[Assessoria PMRB]

Artigos Relacionados

Saúde Itinerante realiza mais de 400 atendimentos em Feijó

Marcio Nunes

Ministério das Comunicações libera a ampliação do sinal de Tv Digital Rio Branco

O Rio Branco

Governador Gladson anuncia antecipação do 13º e pagamento de salários para servidores estaduais

Marcio Nunes

Para ampliar cobertura vacinal, Crie disponibiliza vacina contra a dengue em horário diferenciado

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco realiza mutirão de combate à dengue no Conjunto Universitário

Jamile Romano

Após ter negado procedimento, MPAC recomenda que Hospital de Feijó assegure aborto legal

Jamile Romano