27.6 C
Rio Branco
segunda-feira, 13 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Prefeitura de Rio Branco lança mutirão de combate a dengue

Publicado em 03/01/2024

A Prefeitura de Rio Branco lançou, nesta quarta-feira (3), o mutirão de controle das arboviroses dengue, zica e chikungunya, na região da Baixada da Sobral. O mutirão reúne agentes comunitários de saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que visitarão todas as residências dos bairros da região.

No total, 130 agentes de endemias estão envolvidos na ação, mais 100 pessoas da Secretaria de Cuidados com a Cidade, para manter a cidade limpa e a população bem informada com relação aos cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito de Rio Branco disse que a união das Secretarias na ação de combate ao mosquito é necessária para diminuir a incidência de mosquitos nos bairros que estão apresentando maiores índices da doença.

“Toda a prefeitura se uniu para fazer um grande mutirão, para que a gente possa diminuir a incidência, principalmente da dengue. A dengue, em 2021 tirou a vida de pessoas. Nós não queremos passar por isso novamente.”

A secretária de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, disse que é necessário o envolvimento de todos na guerra contra o mosquito, que 10.581 casos de dengue foram notificados em Rio Branco, de 1° de janeiro de 2023 até meados de dezembro, quando os dados foram reunidos pela última vez. Destes casos, apenas 9 resultaram em complicações, nenhum óbito foi registrado diferente de 2021, onde foram apontados óbitos.

“Em 2021 houve óbitos de dengue no município de Rio Branco, e é isso que a gente quer evitar. Então, para isso, a gente está fazendo esse mutirão de guerra mesmo contra a dengue, unimos a prefeitura, várias secretarias, chamamos as lideranças comunitárias de todos os bairros, não é só da Baixada da Sobral, para que a gente se junte para combater o mosquito da dengue, que a gente não venha a ter epidemia de dengue”.

A ação de combate nos bairros da baixada se estenderá até a próxima sexta-feira (5), e consequentemente em outros bairros da cidade.

 

[Assessoria PMRB]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre realiza nesta quarta-feira, 22, o 1º Encontro Trinacional sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Raimundo Souza

Festival TechJovem encanta crianças e destaca painéis internacionais no segundo dia

Raimundo Souza

Evento marca 40 anos da presença feminina na PM e governador destaca respeito e reconhecimento: ‘Legado jamais esquecido’

Raimundo Souza

Abastecimento de água é reduzido novamente após mais uma bomba quebrar em Rio Branco

Jamile Romano

Marcus Alexandre anuncia a criação da sede da Prefeitura na Transacreana, Departamento de Ramais e o calendário agrícola do município

Marcio Nunes

Urgente: Devido às queimadas, aulas são suspensas em Rio Branco e os serviços de UBS são ampliados.

Raimundo Souza