30.3 C
Rio Branco
terça-feira, 22 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

OCA Móvel leva cidadania a Tarauacá no Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural

Atualizada em 23/11/2024 08:13

A Organização em Centros de Atendimento (OCA) Móvel marcou presença, nesta semana, em Tarauacá por meio de sua unidade móvel, durante a segunda fase do Mutirão da Documentação da Trabalhadora Rural. A ação, realizada em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi um marco na promoção da cidadania e no acesso a serviços essenciais.

 
OCA Móvel esteve presente durante os três dias de mutirão. Foto: cedida

Durante três dias de trabalho, a OCA Móvel ofereceu mais de 80 tipos de serviços, como emissão de documentos pessoais, acesso e criação da conta gov.br, orientações trabalhistas e muito mais. A iniciativa alcançou mais de 600 atendimentos realizados, proporcionando dignidade e inclusão social para trabalhadores e trabalhadoras rurais da região.

A diretora da OCA, Fran Brito, destacou a importância de ações como essa para transformar realidades. “Estamos aqui para garantir que cada cidadão, independentemente de onde more, tenha acesso aos direitos básicos. A OCA Móvel é a ponte entre as comunidades mais distantes e os serviços públicos, reafirmando nosso compromisso com uma gestão humanizada e eficiente”, afirmou Fran.

Para Janaína Rodrigues, supervisora ​​da OCA Móvel, o mutirão é mais do que uma prestação de serviços: é um momento de acolhimento e de aproximação com as necessidades da população. “Sair da capital e vir até essas comunidades é uma forma de mostrar que o Estado está presente e atento às demandas do cidadão. Ver a alegria no rosto de quem sai daqui com um problema resolvido é o que nos motiva”, disse emocionada.

Entre as muitas histórias que surgiram durante o mutirão, a moradora do seringal Esperança, Jaqueline Muniz, emocionou a equipe. “Eu nunca imaginei que pudesse realizar tantos atendimentos tão rápido. Antes, eu teria que ir até Rio Branco, gastar tempo e dinheiro. Hoje, saio daqui com tudo resolvido e um peso a menos no coração. Fui tratada com tanto respeito que nem parecia um serviço público”, contou ela, agradecida.

A próxima parada do mutirão será no município de Porto Walter, onde a OCA Móvel continuará seu compromisso de levar cidadania às regiões mais afastadas do Acre. A expectativa é de mais três dias intensos de atendimentos, fortalecendo laços e garantindo que nenhuma cidade ou cidadão fique para trás.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Na primeira noite de Carnaval em Sena Madureira, idosos dominam a cena

Raimundo Souza

Câmara aprova projeto que amplia cotas raciais para 30% no serviço público

Raimundo Souza

Na abertura da Semana da Enfermagem, vice-governadora reforça compromisso do Estado com profissionais da Saúde

Jamile Romano

Deracre intensifica manutenção e alargamento da AC-10 para melhorar segurança e tráfego

Jamile Romano

Incêndio atinge cerca de 10 hectares do Parque Nacional da Serra do Divisor no Acre

Jamile Romano

Após mais de 10 dias, operação de limpeza do Rio Acre recolhe mais de 600 toneladas de lixo

Jamile Romano