Publicado em 30/06/2025
Tecnologia, agronegócio e infraestrutura, além de outros temas foram abordados pela jornalista Celys Fabrícia, na manhã desta segunda-feira (30), durante entrevista com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, durante o Programa Gente em Debate, exibido pela Rádio Difusora Acreana.
Durante a entrevista o prefeito destacou sobre os trabalhos de modernização na Educação do Município. O gestor ressaltou ainda que desde o início de sua primeira gestão já oportunizou a modernização na educação quando, a prefeitura distribuiu notebooks para professores e tablets para os alunos, além de internet com fibra óptica em todas as escolas.
“Agora estamos colocando Starlink nas escolas rurais, estamos deixando as nossas escolas conectadas. Nós contratamos um programa israelense chamado, Mente Inovadora para as nossas crianças gostarem da matemática, do português e assim por diante”, assegurou.
O prefeito Tião Bocalom, salientou também o projeto de robótica. O gestor disse ter conhecido o projeto em uma de suas viagens oficiais à Alemanha, onde o prefeito pode ter contato com a tecnologia e os seus benefícios para o aprendizado das crianças.
“A partir daí corremos atrás, conseguimos fazer a compra dos kits para que os nossos alunos tivessem os mesmos recursos que os alunos da Alemanha têm, os nossos alunos podem dizer: ‘Eu estou estudando, aqui em Rio Branco, com o mesmo material que alunos da Alemanha estudam”, enfatizou.
A Prefeitura de Rio Branco investiu mais de R$ 5 milhões para a aquisição dos 28 kits de robótica que serão distribuídos para 28 escolas de rede municipal. Ainda durante a entrevista ao Programa Gente em Debate em rede estadual de rádio o prefeito Tião Bocalom e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), disse que estava se deslocando para Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. O prefeito vai participar da Expoacre Juruá que será realizada, em Cruzeiro do Sul, de 1º a 6 de julho.
“Uma excelente oportunidade para o agronegócio no Vale do Juruá. Hoje temos vários produtos para exportação, a soja e o café são produtos acreanos que serão exportados e, o dinheiro vai ficar aqui. O nosso produto vai ser reconhecido em outros estados e também, em outros países”, concluiu o prefeito.
[Assessoria]

