15.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 11 de maio de 2026
O RIO BRANCO
Política

TSE valida federação União Progressista e fortalece “superbloco” político no Acre

Publicado em 26/03/2026

Foto: Reprodução

Por Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (26), a criação da Federação União Progressista, formada pela aliança entre o União Brasil e o Partido Progressistas (PP). A decisão confirma oficialmente a formação de um “superbloco” político com forte impacto nas articulações para as eleições de 2026.

Relatora do processo, a ministra Estela Aranha afirmou que o pedido cumpriu todas as exigências legais. Segundo ela, a documentação apresentada seguiu os critérios estabelecidos na legislação eleitoral, incluindo a Lei dos Partidos Políticos e normas do próprio tribunal. O voto foi acompanhado integralmente pelos demais ministros, sem divergências.

A magistrada também destacou que a legislação permite a formação de federações partidárias, nas quais duas ou mais siglas passam a atuar como uma única agremiação por, no mínimo, quatro anos.

No Acre, a decisão tem peso político significativo. A homologação fortalece a base governista e dá sustentação às articulações do Palácio Rio Branco para 2026.

Com a federação formalizada, ganham força as pré-candidaturas do governador Gladson Camelí ao Senado e da vice-governadora Mailza Assis ao governo estadual.

Além disso, a união entre os partidos deve resultar em uma chapa robusta para as disputas proporcionais, tanto para a Câmara dos Deputados quanto para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Com a atuação conjunta, a federação poderá lançar uma única lista de candidatos, o que tende a aumentar o desempenho eleitoral e a ocupação de cadeiras.

O presidente nacional da federação, Antonio Rueda, comemorou a decisão e destacou que a aliança é resultado de um processo de diálogo entre as siglas.

Segundo ele, o objetivo do grupo é fortalecer projetos políticos e contribuir para o desenvolvimento do país, agora com a formalização autorizada pela Justiça Eleitoral.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vereador de Joinville é punido pelo União Brasil após falas preconceituosas contra migrantes

Kevin Souza

Pedido de impeachment de Lula tem mais de 90 assinaturas

Raimundo Souza

Clima político ruim e sucessão na Câmara deixam cronograma da reforma tributária indefinido

Jamile Romano

Senado retoma votações em sessão remota após obstrução do plenário

Kevin Souza

Governo Lula bloqueia R$ 2,9 bi do Orçamento e mantém déficit dentro da meta fiscal

Jamile Romano

Com PSD em campo e Tarcísio fora, Republicanos flerta com Flávio sem se soltar de Lula

Raimundo Souza