25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Petrobras confirma vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Publicado em 06/01/2026

A Petrobras confirmou que houve um vazamento durante perfuração a 175 quilômetros do Amapá, na Margem Equatorial brasileira. O vazamento foi identificado no último domingo (4) e, desde então, as atividades estão paralisadas no local. A empresa ainda não informou quando as atividades serão retomadas. 

Em nota, a Petrobras afirmou que “adotou todas as medidas de controle e notificou os órgãos competentes. O fluido utilizado atende aos limites de toxicidade permitidos e é biodegradável, portanto não há dano ao meio ambiente ou às pessoas”.

De acordo com a Petrobras, o que ocorreu foi perda de fluido de perfuração em duas linhas auxiliares que conectam a sonda de perfuração ao poço Morpho.

O fluido de perfuração é usado para limpar e lubrificar a broca durante a perfuração de poços de petróleo e gás. A substância mistura água, argila e produtos químicos. O composto ajuda a controlar a pressão do poço e prevenir o colapso das paredes.

A empresa detalha que “não há problemas com a sonda ou com o poço, que permanecem em total condição de segurança. A ocorrência também não oferece riscos à segurança da operação de perfuração”.

O Poço Morpho está localizado em bloco exploratório (FZA-M-059) a cerca de 175 quilômetros (km) da costa do Amapá e a 500 km da foz do Rio Amazonas.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023; país pode ter 5 milhões de casos neste ano

Jamile Romano

Esquema usou brecha do BC em débito automático para dar golpe em aposentado

Raimundo Souza

Celso Sabino entrega carta de demissão a Lula após pressão do União Brasil

Kevin Souza

Marina Silva deixa sessão após senador dizer que ela não merece respeito

Marcio Nunes

Cesta básica tem custo menor em 11 capitais, mostra Dieese

Marcio Nunes

Nikolas cobra resposta de Lula sobre ofensas de filho a Janja

Raimundo Souza