27.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Pesquisa Fecomércio revela confiança dos comerciantes e otimismo dos consumidores

Publicado em 12/12/2023 05:12
Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC), apontou que ao menos 63,6% dos empresários entrevistados acreditam em vendas no próximo Natal em volume maior que no mesmo período de 2022. O estudo foi realizado nos últimos dias 5 e 6 de dezembro junto a 108 comerciantes nas áreas de bens, serviços e turismo em Rio Branco. Eles estão confiantes e otimistas. Os pesquisadores buscaram avaliar as expectativas de compras e vendas para a data, e pontuou ainda que outros 10,1% afirmaram aguardar vendas em volume semelhante; e 22,4%, disseram que serão em menor quantidade. Dos entrevistados, apenas 0,9% não se manifestaram quanto à comparação.
Além disso, para 61,7% dos empresários, a expectativa de aumento de vendas para o Natal é positiva frente a outras datas de grande consumo; outros 12,1% manifestaram dúvidas, isto é, entenderam haver outras datas no ano que estimulam muito mais o consumo das famílias.  Os dados também mostram que 23,4% dos empresários se mostraram unânimes no que diz respeito à existência de outras datas com maior movimento de compra e vendas em Rio Branco e; 2,8% não responderam ao questionamento. O valor médio dos presentes também deve aumentar no natal deste ano, uma vez que o poder aquisitivo da maioria dos consumidores também aumentou. Como técnicas de vendas, 34,5% dos empresários reforçaram que devem conceder mais descontos sobre as vendas; enquanto 33,1% mostraram tendência à retirada dos juros sobre as vendas com recebimento em parcelas. Outros 21,8% reiteraram que irão trabalhar redução de preços e; 8,5%, esticar prazos para vendas com recebimento parcelado.
Ainda segundo a pesquisa, 37,4% dos empresários se disseram preocupados quanto ao endividamento da população; seguidos de 10,3%, que admitiram como ameaça o continuado aumento geral dos preços observado no mercado de consumo. A pesquisa destacou preocupação de ameaças de 25,2% dos empresários quanto à insegurança econômica para o mercado; e 20,6%, com o desemprego na economia. Também 10,3% no que se relaciona aos níveis gerais de preços. O estudo também revelou que, para 39,6% dos empresários, a melhora de vendas para o período do Natal é geralmente percebida apenas na semana do Natal; já 28,3%, entendem que esse momento se dá com o pagamento do 13º salário; 13,2% afirmaram que percebem ao início do mês de dezembro, seguidos por 12,3%; que disseram na véspera do dia do Natal. Para 6,6%, a partir do pagamento do salário do mês de novembro. Com relação à forma de recebimento de vendas do Natal, 32,7% dos empresários demonstraram preferência para a modalidade “à vista”, entretanto, outros 67,3% reiteraram que devem buscar atender o desejo de cada cliente.
Para 71,0% dos empresários de Rio Branco, o valor médio das vendas para o próximo natal deve ser de até R$ 200. Outros 29,0% disseram acreditar em vendas a valores médios acima de R$ 200. Dos empresários entrevistados, 31,1% são do segmento de vestuários e 20,8%, de acessórios.
Pauta indígena
O Acre apresentou os avanços e desafios na pauta indígena em reunião com os membros que compõem o Comitê Global da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e Florestas (GCF TF), no espaço da Associação Internacional de Comércio de Emissões (Ieta), na 28ª edição da Conferência das Partes (COP), neste sábado, 9, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Avanços
A secretária de Povos Indígenas do Acre (Sepi), Francisca Arara, que também preside o Comitê para Povos Indígenas e Populações Tradicionais do GCF/Brasil, realizou um breve relato dos avanços obtidos na pauta indígena no âmbito local e nacional. A diretora da Sepi, Nedina Yawanawa, também participou do encontro. Ela destacou a importância do Primeiro Fórum Indígena e tivemos a criação da Secretaria de Povos Indígenas”.
Audacioso
Secretária de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), Julie Messias, que também é presidente da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores, Brasil e presidente do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, falou que o Acre, embora seja um estado pequeno, foi audacioso a ponto de ser pioneiro na implantação do projeto de REDD+ que, desde 2012, está em execução trazendo excelentes resultados.
Redução e emissões
“Temos um projeto que vem sendo executado, o Programa REM do Banco Alemão KFW, que remunera os resultados obtidos na redução das emissões de CO2”, afirmou. Ainda de acordo com a gestora, esse pagamento por resultados é uma garantia de um ambiente legal e de políticas públicas que permitem a implementação de projetos para que os compromissos do país possam ser alcançados.
Resultados 
Ainda segunda a secretária de Meio Ambiente, tudo isso gera a execução de linhas estratégicas de ação como o fortalecimento de cadeias produtivas, implementação de uma política de gestão territorial indígena, regularização ambiental, ações de comando e controle ambiental, educação ambiental.
Conciliação
Várias estratégias reunidas resultaram desenvolvimento regional com preservação ambiental. O governador Gladson Cameli conseguiu avançar na agenda ambiental, sem prejudicar o setor produtivo. Ou seja, tanto o extrativismo vegetal, quanto a agricultura e pecuária, além das Perm acultura avançaram bastante nos últimos cinco anos.
Reforma e sabatina
Às vésperas do recesso parlamentar, os deputados federais devem intensificar as articulações sobre a reforma tributária, que deve ser votada na Câmara. No Senado, os esforços estarão voltados para sabatinar e votar as indicações de Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e de Paulo Gonet.
Indicação
O presidente da República indicou o ministro da Justiça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Gonet foi indicado para o comando da PGR (Procuradoria-Geral da República). Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ambos precisam de 14 votos. No plenário, ao menos 41, o que representam maioria simples, já que temos 81 senadores. As votações são secretas.
Perfil dos indicados
Paulo Gustavo Gonet Branco é um jurista, professor e procurador brasileiro. Membro do Ministério Público Federal desde 1987, é subprocurador-geral da República e o atual vice-procurador-geral eleitoral. Flávio Dino de Castro e Costa é um advogado, político, professor e ex-magistrado e comunista juramentado e senador pelo Maranhão, estado do qual foi governador de 2015 a 2022.
Orçamento
A Câmara Federal também deve avançar nas votações e articulações relacionadas ao Orçamento de 2024 e a pauta econômica prioritária do governo, como o projeto das apostas esportivas e a medida provisória que altera as regras de subvenções para empresas.
Há mais de 40 anos
Negociada há mais de 40 anos, a reforma tributária já foi aprovada na Câmara e Senado, mas os deputados ainda precisam analisar as mudanças feitas pelo Senado. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), retomou as negociações com o relator do texto, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), nesta segunda-feira, 11, ao voltar de Dubai, nos Emirados Arabes.
Prorrogação
Quem tem dívidas na conta de água terá mais tempo para aproveitar o programa de Regularização Fiscal de Dívidas Vencidas (Refis), do Saerb. O prazo do Refis foi prorrogado e se estende agora até 6 de março de 2024. Após este prazo, o parcelamento será realizado sem os benefícios de juros e descontos que dispõe o programa.
Pontos de atendimento
Os pontos de atendimento continuam nas redes de supermercado Araújo, localizados na Isaura Parente, Floresta, Sobral, Wanderley Dantas e Tangará. Vale ressaltar que os débitos pendentes dos usuários referentes ao consumo de água vencidos, podem ser pagos à vista ou em até 20 (vinte) parcelas.
Oportunidade
Para o diretor-presidente, Enoque Pereira, esta é mais uma oportunidade de aproveitar o programa e se regularizar. “O Saerb continua oportunizando os usuários inadimplentes a se regularizarem, prorrogando o prazo do Refis. É importante estar em dia com o Serviço de Água e Esgoto, evitando, assim, a futura suspensão do serviço”, ressalta.

Artigos Relacionados

Planejamento estratégico do governo vai fortalecer indústria, comércio, ciência e tecnologia

Jamile Romano

Urnas eletrônicas

Jamile Romano

Patriotadas

Jamile Romano

Mal tomou posse, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, já vai ter dor de cabeça

Jamile Romano

O Partido Liberal do Rio Grande do Sul realiza amanhã a filiação de dois centenários fãs de Jair Bolsonaro

Jamile Romano

O Alysson precisa definir com quem andas para se saber aonde queres chegar

Marcio Nunes