31.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Número de profissionais que atuam no Mais Médicos aumenta 105% em 2023

Atualizada em 03/01/2024 12:29

Balanço do Ministério da Saúde indica que o programa Mais Médicos registrou aumento de 105% no número de profissionais atuando em 2023. Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas, segundo a pasta, foram beneficiadas pelo programa. Ao longo desse período, 744 novos municípios passaram a ser atendidos.

Os números mostram ainda que todos os 34 distritos sanitários indígenas foram integrados ao Mais Médicos. “Um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos”, avaliou o ministério. No território Yanomami, o número de profissionais passou de nove para 28. Ao todo, 977 novos profissionais atuam na saúde indígena.

Ainda segundo a pasta, 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, “por falta de perspectiva profissional”. “A partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios”.O Mais Médicos é classificado pelo governo federal como uma grande estratégia nacional para a formação de especialistas. A expectativa é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família passe a contar com um especialista. Atualmente, o país registra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.

[Agência Brasil]

Artigos Relacionados

Acordo entre Acre e Madre de Dios firma futura criação de comitê binacional para fortalecer integração econômica

Marcio Nunes

Governo do Acre lança campanha Novembro Azul com ações de saúde focadas no cuidado masculino

Marcio Nunes

PL das Pipas: Calegário propõe regulamentar e garantir segurança na prática do esporte

Marcio Nunes

Ambulatório da Fundhacre realiza mais de 130 mil consultas

Marcio Nunes

Governo divulga nova convocação de processo seletivo da Educação

Jamile Romano

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Marcio Nunes