24.1 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda implantação de ponto eletrônico em unidades de saúde de Sena Madureira

Publicado em 30/04/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira, recomendou à Prefeitura Municipal e ao Governo do Estado a implantação de ponto eletrônico em todas as unidades básicas de saúde do município e no Hospital Geral João Câncio Fernandes, no prazo máximo de 120 dias.

A medida visa garantir o cumprimento integral da jornada de trabalho pelos profissionais da saúde, assegurando à população o acesso à saúde de qualidade e com horários de atendimento definidos.

A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros Silva, considera, entre outros problemas, denúncias de moradores sobre a falta de atendimento nas unidades básicas de saúde, além de reclamações sobre a qualidade do atendimento no Hospital Geral de Sena Madureira.

No documento, o MPAC ressalta que o ponto eletrônico deve ser instalado em locais com acesso ao público e sob alcance de câmeras de monitoramento e recomenda, ainda, que as informações sobre o local e horário de atendimento dos profissionais sejam disponibilizadas na internet e nas salas de recepção das unidades de saúde.

A recomendação destaca que os servidores devem apresentar declarações sobre eventual acumulação de cargos públicos, com renovação semestral, e que sua frequência seja apurada mediante leitura da biometria. Destaca, por fim, a importância do alerta sobre possível responsabilização disciplinar dos servidores que se recusarem injustificadamente a adotar o sistema de registro eletrônico de ponto.

O promotor reforça que o MPAC acompanhará o cumprimento da recomendação e, caso necessário, tomará as medidas cabíveis para garantir a efetividade das medidas propostas.

 

[Agência de Notícias do MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Branco Enfrenta Caos com Chuva Intensa: Ruas Alagadas e Transtornos Generalizados

Raimundo Souza

Governo entrega mais de 1.170 cestas básicas para atender pessoas em vulnerabilidade e atingidas pela cheia

Jamile Romano

Petecão anuncia R$ 400 mil para reforçar atendimento à saúde em Capixaba

Marcio Nunes

Governo inicia pagamento do segundo lote de verbas rescisórias a ex-servidores estaduais na próxima quarta

Marcio Nunes

MPAC publica homologação parcial do resultado final do concurso para servidor efetivo

Jamile Romano

Força Nacional e PF deixam as buscas por acreanos fugitivos de Mossoró

Jamile Romano