28.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 13 de julho de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Corregedoria-Geral da Justiça do Acre é destaque no 5° Fórum Nacional Fundiário

Publicado em 30/04/2024

A Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) foi destaque no 5° Fórum Fundiário Nacional. No evento, realizado em Palmas, no dia 26 de abril, o juiz auxiliar da Coger, Alex Oivane, apresentou a oficina “Boas Práticas de Regularização Fundiária Região Norte”, onde salientou as boas práticas empregadas no Acre.

Em sua apresentação, o magistrado ressaltou a importância da Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (Reurb-S); e de Interesse Específico (Reurb-E), ambas modalidades de regulamentação de terras. Segundo o juiz, elas oportunizam maior segurança jurídica e social aos, anteriormente, residentes de áreas não-regularizadas.

Na oficina, o juiz também apontou como imprescindível para a efetivação da regulamentação de terras, a ampla interlocução entre o Poder Judiciário e as demais instituições estaduais. Para ele, a cooperação interinstitucional proporciona maior celeridade nos processos de regularização fundiária e auxilia no desenvolvimento urbano sustentável das cidades acreanas.

Por fim, o juiz Alex Oivane expôs os resultados obtidos no primeiro quadrimestre deste ano. Somente em 2024, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) já contribuiu com a entrega de 500 títulos definitivos, realizados pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Em Epitaciolândia, mais de 250 famílias foram agraciadas com lotes de terras, por meio do programa “Minha Terra de Papel Passado”, do Poder Executivo, do qual o Judiciário é parceiro.

 

5° Fórum Nacional Fundiário 

O 5° Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais de Justiça foi realizado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Ccoge). O encontro, voltado para discussões de governança fundiária, contou com a participação de integrantes das corregedorias de todo o país, inclusive do corregedor-geral de Justiça do Acre, desembargador Samoel Evangelista.

 

[TJ/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre vai ofertar DIU Mirena e implante subdérmico para adolescentes entre 14 e 18 anos

Jamile Romano

Petecão parabeniza governo federal por decreto que vai aliviar as dívidas de pequenos agricultores

Jamile Romano

O governador Gladson Cameli prestigia o baile dos oficiais médicos da PMAC

Raimundo Souza

Caso Yara Paulino: Polícia Civil cumpre mandados na Cidade do Povo em busca de envolvidos no crime

Jamile Romano

Prefeito sanciona aumento de 120% no auxílio-saúde dos vereadores de Rio Branco

Governo divulga cronograma das próximas etapas do concurso público da Educação

Jamile Romano